domingo, 28 de novembro de 2010

"O Cravo e a Rosa" 2000/2001

"O Cravo e a Rosa" 

No dia 26 de junho de 2000 às 18 horas, a Rede Globo de Televisão levava ao ar o primeiro capítulo da novela "O Cravo a e Rosa". Foi escrita em 1965 por Ivani Ribeiro para a TV Excelsior e readaptada em 1974 por Sérgio Jockyman para a TV Tupi.
A novela é uma das tramas mais saudosas e queridas do grande público exibidas às 18 horas
O Cravo e a Rosa foi inspirada no clássico A Megera Domada, de William Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável, de Ivani Ribeiro, de 1965, e, O Machão, de Sérgio Jockyman, de 1974. Graças à excelente química entre seus protagonistas, Julião Petrucchio (Eduardo Moscovis) e Catarina Batista (Adriana Esteves), e, o tom de comédia, O Cravo E A Rosa se tornou uma novela de boa audiência, com uma média geral de 30,6 pontos no horário

Trama/ Personagens:

Walcyr Carrasco estreava na TV Globo com uma comédia romântica inspirada no clássico A megera domada, de William Shakespeare. A novela se passa em São Paulo, em 1927, e narra o conflituoso romance entre o machista Petruchio (Eduardo Moscovis) e a feminista Catarina (Adriana Esteves).
Os protagonistas

Catarina Batista é uma jovem bonita, mas muito temperamental, a ponto de ganhar dos rapazes o apelido de “a fera”. Filha mais velha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Mello), ela é rica, bem-educada e afinada com a causa do feminismo que começa a ganhar repercussão dentro da sociedade paulistana. Como suas amigas Lourdes (Carla Daniel) e Bárbara (Virginia Cavendish), igualmente feministas e virgens, Catarina está convencida de que homem nenhum presta e de que nunca se casará.

Porém, o que parecia impossível começa a se desenhar quando a mulher de Cornélio, a dissimulada e ambiciosa Dinorá (Maria Padilha), decide pôr as mãos no dinheiro do banqueiro Batista arranjando um casamento entre a doce Bianca e o seu irmão, Heitor (Rodrigo Faro).Para se livrar de Catarina, Dinorá decide entregar a dívida de Petruchio com Cornélio ao agiota Normando Castor (Cláudio Corrêa e Castro). Quando o agiota cobra a dívida a Petruchio e exige a fazenda como pagamento, Dinorá sugere ao fazendeiro o seu plano: ele deve seduzir Catarina e depois usar o dinheiro dela para pagar a dívida.
Desesperado, Petruchio aceita a sugestão de Dinorá e começa a fazer a corte à Catarina, se fingindo de submisso e pateta, e deixando que ela o manipule à vontade. A estratégia dá certo e, depois de muita confusão, os dois se casam.

A vida de casados se torna um inferno, já que os dois são extremamente geniosos, e Catarina tem freqüentes crises de cólera, durante as quais atira virtualmente tudo o que encontra ao redor na cabeça de Petruchio. Ainda assim, com o tempo, ela começa a perceber as qualidades do marido e termina se apaixonando por ele. Petruchio também se apaixona, mas nenhum dos dois dá o braço a torcer.
Ao final, Catarina dá à luz um casal de gêmeos. Ela e Petruchio prosperam nos negócios da Fazenda Santa Clara, felizes, sem implicâncias e individualismos. Depois do beijo dos dois na cena final, uma animação computadorizada mostra um casal de beija-flores que sobrevoa a fazenda carregando um camafeu dourado idêntico ao da abertura da novela. Eles o abrem em pleno ar e revelam as fotos de Petruchio e Catarina. Curiosidades:

1-Além de A megera domada, de Shakespeare, O cravo e a rosa trazia referências diretas à telenovela O machão, escrita em 1965 por Ivani Ribeiro para a TV Excelsior e readaptada em 1974 por Sérgio Jockyman para a TV Tupi e fio condutor do enrendo da novela. O autor Walcyr Carrasco conta que também se inspirou na peça Cyrano de Bergerac, escrita em 1897 pelo francês Edmond Rostand, para caracterizar o triângulo amoroso entre Edmundo, Bianca e Heitor.
2- O cravo e a rosa marcou o retorno à TV Globo do diretor Walter Avancini, depois de um longo afastamento.

3-Eduardo Moscovis conta que estava receoso em aceitar o papel de Petruchio, porque achava que o personagem, rude e machista, poderia ficar muito parecido com seu último personagem na televisão, o taxista Carlão de Pecado capital. Uma rápida conversa com Walter Avancini, que explicou o caráter cômico da novela, o fez mudar de idéia.
4-Ainda de acordo com Eduardo Moscovis, a química entre ele e Adriana Esteves – que já conhecia desde o início da carreira no teatro – foi perfeita em todas as cenas, mas o ator gostava das seqüências de agressão entre Catarina e Petruchio. Ele conta que se divertia muito, mas se machucava bastante também. Adriana Esteves se empolgava e batia para valer com escovas de cabelos, além de mirar com precisão os vasos que sua personagem atirava.
5- O cravo e a rosa foi vendida para países como Canadá, Letônia, Peru e Portugal. A partir de janeiro de 2003, foi reapresentada no Vale a pena ver de novo, atingindo índices de audiência surpreendentes para o horário.Foi umas das reprises que foi ao ar com menos tempo depois de ser exibida originalmente, apenas 1 ano e 10 meses do seu término, e teve média de 26 pontos de audiência.
6- Devido ao grande sucesso, a novela teve um esticamento de cerca de 70 capítulos.
Dados sobre a trilha sonora da novela:
O grande destaque da trilha sonora de O cravo e a rosa foi a canção de abertura, uma versão de Zeca Pagodinho para Jura, samba de Sinhô imortalizado em 1929 por Mário Reis.
Cena:

UM MOMENTO DA NOVELA:

.DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO
"O Cravo e a Rosa" foi uma boa telenovela.Walcyr estreava com o pé direito na Rede Globo, pois a novela foi um grande sucesso.Tanto foi que voltou em menos de 2 anos após a exibição do último capítulo na exibição original.
Na épóca de reprise da novela, a concorrência sofria com audiências acima dos 25 pontos!
No dia da exibição do último capítulo na reprise a Astrid (na Band) disse:"Ainda tem alguém aí? Foi todo mundo ver o final da novela!".
Naquele dia o programa dela deu quase traço de ibope e a novela passou dos 30 pontos!Impressionante!
Todos adoravam as brigas entre Catarina e Petrucchio.Eram muito divertidas.E quando ela jogava alguma coisa para cima dele então.
Uma onda quando ele a chamava de "favo de mel" ou "onça" e ela ficava possessa.
Destaque para a atuação de Leandra Leal como a doce e ingênua Bianca, a atriz já mostrava um belo trabalho em início de carreira.
Destaque também para o Cornélio de Ney Latorraca, impagável como o corno manso e marido submisso e que depois tem uma virada na trama.Hilária também as cenas em que ele declarava seu ódio à gata "Pompom".Maria Padilha também ótima como a perversa e ácida Dinorá.
Outro casal divertido era a Mimosa(Sueli Franco) e Calixto (Pedro Paulo Rangel) que renderam momentos engraçados quando se beijavam. Destaque para a cena em que Mimosa engole uma mosca em uma das tentativas de beijar o Calixto.
Também o destaque é para Carlos Vereza e Carla Daniel (ótima como a feminista Lourdes)
Destaque especial para a ótima Marcela, de Drica Moraes. Como sempre perfeita em papéis de vilãs.
Enfim, uma novela bela, leve e descontraída. Saudades das brigas dos protagonistas, que valeria ver de novo mais uma vez!
O CRAVO E A ROSA
Autoria: Walcyr Carrasco e Mário Teixeira
Colaboração: Duca Rachid
Direção: Mário Márcio Bandarra e Amora Mautner
Direção geral: Walter Avancini
Período de exibição: 26/06/2000 - 09/03/2001
Horário: 18h
Nº de capítulos: 221
A trama, baseada na peça teatral A Megera Domada, de William Shakespeare, e na novela O Machão, de Ivani Ribeiro, teve Adriana Esteves e Eduardo Moscovis como protagonistas, Leandra Leal, Ângelo Antônio, Tássia Camargo e Luís Mello como co-protagonistas e Drica Moraes e Carlos Vereza como antagonistas.

Elenco em ordem de abertura
Ator            -         Personagem
Adriana Esteves - Catarina Batista
Eduardo Moscovis - Julião Petruchio
Drica Moraes Marcela Almeida
Leandra Leal Bianca Batista
Ângelo Antônio Prof. Edmundo
Pedro Paulo Rangel Calixto
Eva Todor Josefa/Desirrè
Taumaturgo Ferreira Januário Almeida
Tássia Camargo Joanna
Suely Franco Mimosa
Rodrigo Faro Heitor
João Vitti Jornalista Serafim
Vanessa Gerbelli Lindinha
Murilo Rosa Celso
Carlos Evelyn Fábio (Mudinho)
Carla Daniel Lurdes
Virgínia Cavendish Bárbara
Ana Lúcia Torre Neca (Leonor Fernandes)
Bia Nunnes Dalva
Miriam Freeland Candoca
Rejane Arruda Kiki Duprèe
Luís Antônio Nascimento Buscapé
Júlio Levy Cosme
Bernadeth Lyzio Berenice
Taís Miller Fátima
João Capelli Jorginho
Luís Mello como Nicanor Batista / Manoel
Ney Latorraca como Cornélio Valente
Maria Padilha como Dinorá Valente
Atores convidados
AtorPersonagem
Carlos Vereza Joaquim Almeida
Cláudio Corrêa e Castro Normando Castor
AtorPersonagem
Déo Garcez Ezequiel
Matheus Petinatti Teodoro
Paulo Hesse Delegado Sansão Farias
Sérgio Módena Ignácio
Gláucio Gomes gerente do hotel
Roney Villela bandido
Jamaica Magalhães Benedita
Rosane Corrêa Etelvina
Isaac Bardavid Dr. Felisberto
Castro Gonzaga Dr. Felisberto
Lúcia Alves Dra. Hildegard
Nelson Xavier médico
Nizo Neto François
Alexandre Barillari Homem que paga uma dívida à Petrucchio
Fontes:Memória Globo,Teledramaturgia e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Valeu mesmo,matei as saudades!
    Obrigada!!!

    Beijos^^

    Luizabet

    ResponderExcluir
  2. ADORAMOS EM REVER....MAS ONTEM DIA-17-01-2014....FOMOS AO MEDICO E PERDEMOS O ULTIMO CAPITULO....TEM COMO PASSAR NA SEGUNDA?????ANTES DA OUTRA NOVELA QUE ESTA COMEÇANDO NO LUGAR DELA?????DESDE JA OBRIGADO...

    ResponderExcluir