segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“O Rei do Gado” em nostalgia

O Rei do Gado - O Universo de Benedito Ruy Barbosa
A saga de José Inocêncio começou na novela “Pantanal”, da extinta Rede Manchete. Quando Benedito Ruy Barbosa voltou para a Rede Globo escreveu “Renascer” e, logo a seguir, “O Rei do Gado”. A novela “O Rei do Gado”, foi exibida pela Globo, às 20h, em 1996. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de suas filhas Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Teve 209 capítulos. A primeira fase se passava durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. No interior de São Paulo, as famílias Berdinazzi e Mezenga têm uma rixa por causa de terras.
Ocorre que os filhos das duas famílias, Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller) e Henrique Mezenga (Leonardo Brício), se apaixonam, indo contra a briga de seus pais, Giuseppe (Tarcísio Meira), casado com Marieta (Eva Wilma) e Antonio (Antônio Fagundes), casado com Nena (Vera Fischer).
Giovanna e Henrique se casam e têm um único filho, o qual passa a se chamar Bruno, em homenagem a um irmão de Giovanna, que morreu na guerra e que era muito amigo de Henrique, apesar da inimizade entre as famílias.
A segunda fase se passa na época da exibição da novela, em 1996, e mostra Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) como um bem-sucedido fazendeiro, conhecido como Rei do Gado, por possuir um grande rebanho. Seu fiel companheiro era Zé do Araguaia (Stênio Garcia).
Anos depois, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), filho de Enrico e Giovanna, torna-se um rico fazendeiro, conhecido como Rei do Gado. Ele sabe a história das famílias, mas renega o fato de ser um Berdinazzi. Bruno e Jeremias, apesar de serem parentes, continuavam se odiando.
Mesmo sabendo da existência do sobrinho, Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez) recusa qualquer aproximação, por ainda nutrir muito ódio por qualquer descendente dos Mezenga.
O grande sonho do fazendeiro é encontrar a sobrinha Marieta, filha de seu irmão, Giácomo Guilherme.
As vidas de Bruno e Jeremias se cruzam com a chegada de Luana (Patrícia Pillar), uma bóia-fria que se apaixona pelo Rei do Gado, e Rafaela (Glória Pires), que se apresenta a Jeremias como Marieta, mas é, na verdade, neta de Bruno Berdinazzi, o pracinha que antes de morrer na guerra teve um filho com uma italiana. Ao final da trama, é revelado que Luana é a verdadeira sobrinha desaparecida de Jeremias.
Bruno era um homem de hábitos simples, para quem a riqueza é apenas algo a mais, ele vive um casamento infeliz com Léia (Silvia Pfeifer) e tem dois filhos, Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak). Ao descobrir a traição de Léia com o motorista Ralf (Oscar Magrini), Bruno se separa dela.
Ao ter que resolver o problema da ocupação de uma de suas fazendas, a de Pereira Barreto, por um grupo de sem-terras liderados por Regino (Jackson Antunes) e sua mulher, Jacira (Ana Beatriz Nogueira), Bruno conhece a arredia bóia-fria Luana (Patrícia Pillar).
Os dois se apaixonam, sem saber que na verdade são primos, e ele começa a encontrar a felicidade, só que ainda terá de enfrentar um dos tios, o velho Geremias Berdinazzi (Raul Cortez), conhecido como Rei do Café e do Leite em Guaxupé Minas Gerais, já que os dois manifestam intenção de comprar as terras que pertenceram a ambas as famílias no passado.
Mesmo tanto tempo depois, a rixa entre os Berdinazzi e os Mezenga continua. Aliás, foi um dos melhores trabalhos de Raul Cortez na televisão. Ele vivia às turras com Judite (Walderez de
Barros). O casal foi responsável pelas melhores cenas de toda a novela.
A bóia-fria Luana, que vivia no acampamento dos sem-terra era na verdade Marieta Berdinazzi, a única sobrinha viva de Geremias, mas que há muito tempo estava desaparecida. Como não tinha herdeiro, a fortuna de Geremias sempre foi alvo fácil de especulações. Mas surgiu Luana e ocupou o que lhe era de direito.
Geremias ainda acabou encontrando um outro sobrinho na Itália, o jovem Giuseppe (Emílio Orciollo Neto) que retornou ao Brasil e herdou a herança do fazendeiro junto de Luana. Aparício (Almir Sater) e Zé Bento (Sérgio Reis) são dois cantores apaixonados pelo sertão que decidem se juntar para formar uma dupla sertaneja, daí nasce Pirilampo e Saracura.
A filha de Bruno, Lia, uma jovem meiga e doce, se apaixona por Pirilampo e contra a vontade da família, vai embora com ele pela estrada para viver seu amor dentro de um ônibus seguindo de cidade em cidade.
Já o filho de Bruno, o rebelde Marcos, era um jovem que não se preocupava com o amanhã, se envolve com a filha do senador Roberto Caxias (Carlos Vereza) e a ilude a ponto de a abandonar grávida. Um golpe duro demais para uma menina sonhadora que ainda tinha que conviver com a falta de atenção do pai, que só tinha cabeça para sua fixação na luta dos sem-terra.
A paisagem bucólicas do Araguaia, onde ficava uma da fazendas de Bruno Mezenga, marcaram a trama. A região é formada por ecossistemas típicos do Pantanal, da Floresta Amazônica e do Cerrado, abrigando extensa diversidade de flora e fauna. Este é o universo típico de Benedito Ruy Barbosa.
O REI DO GADO
Um dos grandes sucessos de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luís Fernando Carvalho, a trama foi exibida de 17 de junho de 1996 a 15 de fevereiro de 1997.
A história iniciava na década de 1940, contando a saga das famílias Mezenga e Berdinazzi, descendentes de italianos que viviam em conflito. Mas o ódio entre os pais não foi suficiente para frear a paixão entre Enrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller), que se encontravam às escondidas em meio aos pés de café do interior de São Paulo.
Os inimigos mortais Antonio Mezenga (Antônio Fagundes) e Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira)
Disposto a tudo para viver seu amor, o casal decide fugir. Enquanto isso, o patriarca Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira) acaba enlouquecendo ao perder o filho, Bruno (Marcello Antony), na Segunda Guerra Mundial. Em uma das cenas mais emocionantes da trama, Giuseppe enterra a medalha do filho, acreditando que assim ele nasceria novamente. Enrico e Giovanna: um amor proibido em meio ao ódio entre as famílias.

CURIOSIDADES- As imagens reais da Segunda Guerra Mundial ajudaram a retratar o drama vivido por Bruno, vivido pelo então estreante Marcello Antony.- A polêmica em torno da reforma agrária marcou a segunda fase da trama.
Nas figuras doSenador Caxias (Carlos Vereza) e do sem-terra Regino (Jackson Antunes), o público viu o retrato da realidade brasileira, que na época vivia o auge das disputas territoriais. Pouco antes da estréia da novela, houve o massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 integrantes do MST morreram.
- Em uma das cenas memoráveis, o Senador Caxias discursava para um plenário vazio, o que causou polêmica entre os parlamentares brasileiros, que acusavam a novela de não retratar os políticos com fidelidade.- As cenas do velório do Senador Caxias contaram com a presença de Eduardo Suplicy e Benedita da Silva.
- A trilha sonora da novela foi um grande sucesso de vendas. O segundo volume da trilha contava apenas com músicas sertanejas, muitas delas interpretadas por Almir Sater e Sérgio Reis, que viviam os violeiros Pirilampo e Saracura. Já o primeiro álbum entrou para a história como um dos mais vendidos da história, cerca de 1,5 milhão de cópias, superando a trilha de Dancin’ Days.
ELENCO
Antonio Fagundes---------------------------Bruno Mezenga Berdinazzi /Antonio Mezenga
Glória Pires---------------------------------"Marieta" Rafaela Berdinazzi
Patricia Pillar--------------------------------"Luana" Marieta Berdinazzi
Letícia Speiller ------------------------------Giovanna Berdinazzi
Leonardo Brício-----------------------------Enrico Mezenga
Claudio Corrêa e Castro--------------------------------------Bepo (dono do bar)
Fábio Assunção----------------------------------------------Marcos Mezenga
Stênio Garcia-------------------------------------------------Zé do Araguaia
Beth Mendes--------------------------------Donana
Silvia Pfeifer---------------------------------Léia
Jackson Antunes----------------------------------------------Regino
Ana Beatriz Nogueira-----------------------------------------Jacira
Walderez de Barros-------------------------------------------Judite
Ana Rosa -----------------------------------------------------Rosa Maria Caxis
Sergio Reis-----------------------------------Betão "Saracura"
Almir Sater-----------------------------------Aparício "Pirilampo"
Jairo Mattos---------------------------------------------------Dr. Fausto
Rogério Marcico-----------------------------------------------Olegário
Oscar Magrini-------------------------------------------------Ralf
Iara Jamara----------------------------------------------------Ludrinha
Chica Xavier
Luciana Vendrahini--------------------------------------------Marita
Maria Helena Pader-------------------------------------------Júlia
Amilton Monteiro
Paulo Coronato-----------------------------------------------Dimasapresentando
Marcelo Antony----------------------------------------------Bruno Berdinazzi
Mariana Lima ------------------------------------------------Liliana Caxis
Lavinia Vlasak------------------------------------------------Lia Mezenga
Caco Ciocler-------------------------------------------------Germias Berdinazzi
Manoel Boucinhas--------------------------------------------Giácomo BerdinazziTarcísio Meira------------------------------Guiseppe Berdinazzi
Eva Wilma----------------------------------Marieta Berdinazziatores convidados
Raul Cortez---------------------------------Geremias Berdinazzi
Carlos Vereza------------------------------------------------Roberto Caxis - Senadoparticipação especial
Vera Fischer--------------------------------Nena Mezengaelenco de apoio
Osmar di Pieri
Oscar Maroni
Henrique Lisaboa
Emilio Fontana
Luiz Carlos Rossi
Zé Luiz Pinho
Mii Saki
Yamay
Guilhermo Dominiciano
Tanah Correa
Luiz Bacelli
Eraldo Rizzo
Sérgio Mileto
Marcelo Decáriae aindaLéila López--------------------------------------------------SuzanaTadeu de Pitetro---------------------------------------------Delegado Waldir
Marcelo Galdino---------------------------------------------Geraldino
Mara Carvalho-----------------------------------------------Profesora Bia (sem teros)
Pedro Gabriel------------------------------------------------Uére (menino -kid)

Fontes: Teledramaturgia Brasileira, wikipédia e Memória Globo

Um comentário: