quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"Araguaia" estreia com bons índices de audiência

"Araguaia" estreia com bons índices de audiência
A estreia da nova novela das seis, "
Araguaia", registrou bons índices de audiência na Globo.
A trama marcou média prévia de 26 pontos no Ibope da Grande São Paulo, com picos de 30 e 42% de share. Ainda no horário, a Record ficou em segundo com 8 pontos, a Band em terceiro com 6 e o SBT em quarto lugar com 5 pontos.
Divulgação/Globo
"Araguaia" marcou em sua estreia o mesmo índice da sua antecessora, "Escrito nas Estrelas". Ainda no horário das seis, "Cama de Gato" marcou 25 pontos em seu primeiro capítulo.
De Walther Negrão, a trama reúne um forte romance, contado na pouco explorada região do Araguaia e com tratamento de superprodução.

Um forte romance na nova novela das seis 
O verde das matas e o azul dos rios invadem a telinha da Globo na tarde desta segunda-feira (27), logo mais às 17h50 com a estreia de "Araguaia", de Walther Negrão. Um texto que reúne um forte romance, contado na pouco explorada região do Araguaia e com tratamento de superprodução é o que o telespectador pode esperar da nova novela das seis.
Divulgação/Globo
Com mais de dois mil quilômetros de extensão, o rio Araguaia percorre o Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso, sendo este último o destino da produção da Globo em junho. Liderada por Marcos Schechtman, de "Caminho das Índias" e "O Clone", uma grande equipe desembarcou na região para dar início à história de Solano (Murilo Rosa), um homem marcado para morrer após uma maldição lançada sobre uma família há quase dois séculos e que luta para viver um grande amor ao lado de Manuela (Milena Toscano).
A história
Toda a história começa em 1845, quando um feitiço condena a morte todos os homens da família de Antoninha (Regina Duarte). Ao ter Fernando (Edson Celulari) e, temendo que a maldição se concretizasse, ela entrega o bebê a Marquita (Laura Cardoso).
Os anos se passam e Fernando tem Solano, que nasceu e cresceu longe de suas raízes. Após se tornar adulto, ele viaja para o Araguaia para conhecer a avó e desafiar o seu destino. Lá ele se apaixona por Manuela (Milena Toscano), filha de Max (Lima Duarte), seu maior desafeto, e Amélia (Júlia Lemmertz).
Manuela se criou longe do Araguaia. Graças à riqueza dos pais, pode estudar nos melhores colégios de Goiânia e se formar veterinária. Por nunca ter se envolvido nas questões da fazenda, acredita na honestidade de seu pai. O seu trabalho é dedicado ao frigorífico de Vitor (Thiago Fragozo), seu namorado. Entretanto, desperta a ira no empresário ao se apaixonar por Solano.
Solano (Murilo Rosa), Antoninha (Regina Duarte) e Fernando (Edson Celulari)
Foto: João Miguel Júnior/TV Globo
Por outro lado, assim como Solano, Fernando também cresceu sem conhecer suas raízes. Nunca teve contato com sua mãe e só foi conhecê-la ao tomar conhecimento de sua doença. Na conversa que antecede a morte de Antoninha, ela revela ao filho que o entregou para Mariquita para evitar que ele morresse na maldição e o recomenda deixar a região, porém ele não acredita e a vê morrer.
Logo que Antoninha morre, Fernando planeja passar mais alguns dias em Araguaia, contrariando as recomendações da mãe. O seu objetivo é vender as terras e voltar a sua cidade. Entretanto, Fernando descobre que as terras de Antoninha vão se tornar de posse de Max devido a uma dívida antiga entre as duas famílias e então decide ir embora. Na véspera de sua partida e sem nenhuma causa, morre na cama.
Apesar das mortes e da tristeza que o Araguaia o remete, Solano se mostra corajoso e continua na região para lutar pelo amor de Manuela. Ao mesmo tempo, Estela (Cleo Pires), viúva de Fernando, também desiste de ir embora e ajuda o enteado a trazer melhorias para a nova cidade, Girassol. Essa ligação faz Estela passar a gostar cada vez mais do domador de cavalos.
A viúva entra então na disputa pela atenção de Solano, que está apaixonado por Manuela (Milena Toscano). Mas esse não é seu principal empecilho: o amor por Solano pode comprometer uma importante missão ligada ao seu passado. 
Audiência
Com esse triângulo amoroso, Walther Negrão tem a missão de elevar - ou ao menos manter - os altos índices de audiência de "Escrito nas Estrelas". A novela de Elizabeth Jhin foi o terceiro sucesso seguido da Globo na faixa após uma grave crise iniciada com o término de "O Profeta" e que teve como auge "Negócio da China".
Produção
"Araguaia" está recebendo tratamento de superprodução. Apesar de não contar com gravações no exterior, houve um denso trabalho na região do Mato Grosso e do Goiás. Devido ao fato do Araguaia ter sido pouco explorado pela TV, o diretor Marcos Schectman e o gerente de produção Rodrigo Tapias encontraram dificuldades para escolher as locações. Foram mais de dez horas percorrendo o rio até que a melhor locação fosse escolhida. A partir daí, um novo trabalho começava: o de deslocamento dos atores, produtores e de equipamentos até o local.
Belas imagens poderão ser vistas em HD na telinha da Globo
O resultado do trabalho da produção de "Araguaia" foi imediatamente reconhecido pela alta cúpula da Globo. As belas imagens capturadas fizeram com que a emissora antecipasse a implantação da transmissão em HD na faixa das 18h, o que deveria ocorrer apenas em 2011, segundo o cronograma inicial.
Festa de lançamento
Na noite da última quinta-feira (23/09), a equipe e o elenco de "Araguaia" se reuniram em SP para comemorar o lançamento da trama. Em um clima de emoção e sob muitos aplausos, o diretor de núcleo Marcos Schechtman subiu ao palco e deu as boas-vindas aos convidados. Ele agradeceu ao autor Walther Negrão pela parceria. "Acho que estamos fazendo um trabalho primoroso. Com grandes tramas e personagens. E isso só é possível graças à história do Negrão", declarou Schechtman. “Nunca imaginei que iam me dar um diretor vencedor do Emmy para trabalhar. E quando a gente trabalha com ele, percebe por que ganhou esse prêmio”, retribuiu o autor.
Fernando (Edson Celulari) e Estela (Cleo Pires)
Foto: Alex Carvalho/TV Globo
Após a exibição do clipe, os convidados assistiram ao show da cantora goiana Maria Eugênia. Em seguida, foi iniciada a encenação de uma cavalhada típica de Pirenópolis, inspirada em cenas do primeiro capítulo da novela. O ator Murilo Rosa, assim como seu personagem Solano, mostrou sua habilidade na montaria em um dos cavalos que participaram da apresentação.
A ambientação da festa trouxe referências da região do Araguaia, como mobiliário feito de fibras, além de elementos naturais, como cipós, troncos e itens utilizados pelos índios locais. Também fez parte da cenografia, assinada por Chris Ayrosa, um acampamento, como os que são feitos à margem do rio.
Estiveram presentes na festa Cleo Pires, Milena Toscano, Murilo Rosa, Thiago Fragoso, Edson Celulari, Regina Duarte, Lima Duarte, Laura Cardoso, Suzana Pires, Mariana Rios, Nando Cunha, Eva Wilma, Thais Garayp, Emílio Orciollo Netto, Yunes Chami, Bruna Marquezine, Raphael Viana, Cínara Leal, Nanda Lisboa, Raquel Villar, Eduardo Coutinho, Gésio Amadeu, Paula Pereira, Tânia Alves, Maria Joana Chiappetta, Aninha Lima, Ângelo Ântonio, Thiago Oliveira, Christovam Netto, e Flávia Guedes, entre outros.
Elenco
Murilo Rosa - Solano
Milena Toscano - Manuela
Cleo Pires - Estela
Thiago Fragoso - Vitor
Raphael Viana - Frederico
Suzana Pires - Janaína
Otavio Augusto - Padre Emílio
Emilio Orciollo Neto - Neca Tenório
Angelo Antonio - Geraldo
Mariana Rios - Nancy
Gesio Amadeu - Cícero
Laura Barreto - Madalena
Luciana Carnieli - Lurdinha
Christovam Netto - Marreta
Cinara Leal - Safira
Cadu Paschoal - Pedro
Flavia Guedes - Aspásia
Bruna Marquezine - Terezinha
Brenda Diniz - Maria
Alice Motta - Antônia 
Eduardo Coutinho - Ricardo
Diogo Oliveira - Apoena
Douglas Moreira - André
Maria Joana Chiappetta - Mourão
Luciano Scalioni - Bruno
Frederico Volkmann - Tomé
Luigi Matheus - Mateus
Nanda Lisboa - Amestita
Ricardo Castro - Caroço 
Nando Cunha - Renê
Paula Pereira - Dora
Yunes Chami - Mamed 
Roberta Piragibe - Verônica
Thais Garayp - Terê Tenório
Raquel Villar - Esmeralda
Thiago Oliveira - Tavinho
Laura Cardoso como Mariquita
Lima Duarte como Max
Eva Wilma como Beatriz
Julia Lemmertz como Amélia
Tânia Alves como Pérola
Participação Especial:
Edson Celulari - Fernando
Regina Duarte - Antoninha

Escrita por:
Walther Negrão
Jackie Vellego
Renato Modesto
Alessandro Marson
Julio Fischer
Fausto Galvão
Direção:
Frederico Mayrink
Luciano Sabino
Alexandre Klemperer
Direção Geral:
Marcos Schechtman
Marcelo Travesso
Núcleo:
Marcos Schechtman
do site da Novela e do Na Telinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário