terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Insensato Coração" estreia com 37 pontos de share

"Insensato Coração" estreia com mesma audiência da antecessora
Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), os protagonistas da nova novela das oito da Globo, "Insensato Coração"
João Miguel Júnior/TV Globo
O primeiro capítulo de "Insensato Coração", estreia da Globo na faixa das 21h, marcou 37 pontos --cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande SP-- e 58% de share (participação no número de televisores ligados), segundo números prévios do Ibope.
A média é igual à da estreia de "Passione", que terminou na semana passada, embora a novela de Silvio de Abreu tenha tido um ponto percentual a menos de share.
Novela Insensato Coração começa como filme de ação
Durante a exibição, o nome da novela ficou no topo dos "trending topics" --lista de assuntos mais comentados-- do Twitter.
Os nomes de pelo menos seis atores da trama (Paola Oliveira, Eriberto Leão, Gabriel Braga Nunes, Lázaro Ramos, Deborah Secco e Camila Pitanga) também ficaram entre os dez primeiros do ranking.
A novela mostrou cenas de ação pouco comuns em novelas brasileiras.
Na trama, Jonas (Tuca Andrada) sai da cadeia após anos preso injustamente --segundo ele mesmo-- por um roubo na casa de Vitória (Nathália Timberg), onde trabalhava como segurança.
Achando que ela é a culpada por sua prisão, ele resolve se vingar sequestrando o avião em que viajavam suas duas netas, Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros).
Jonas consegue driblar a segurança do aeroporto e entrar no avião com uma faca escondida no sapato. Ele entra na cabine e fere piloto e copiloto.
O avião fica desgovernado, mas, para salvar o dia, o mocinho Pedro (Eriberto Leão), que é piloto e estava entre os passageiros, consegue render Jonas e ainda pousar o avião com a ajuda de Marina.
As cenas foram gravadas com a ajuda de efeitos especiais que mostravam o avião cruzando nuvens, e com cidades passando embaixo.
Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), os mocinhos que pousaram avião na novela "Insensato Coração"
No final, como era de se esperar, Marina e Pedro acabam se beijando.
Por ora, só o público sabe que Pedro é noivo de Luciana (Fernanda Machado), amiga de Marina --as duas fizeram pós-graduação juntas nos Estados Unidos.
Luciana, inclusive, chamou ela para ser madrinha do casamento, que está marcado para dentro de alguns dias.
Outra trama importante foi a de Leo (Gabriel Braga Nunes), irmão menos bonzinho de Pedro, que pede dinheiro emprestado aos pais dizendo que é para comprar terrenos, embora na verdade seja para investir em máquinas caça-níqueis.
O capítulo teve também cenas de apresentação de vários personagens, como a ex-famosa Natalie (Deborah Secco), o designer André Gurgel (Lázaro Ramos) e a esforçada Carol (Camila Pitanga).
Houve ainda participações especiais, como a do piloto Felipe Massa, a da modelo Daniela Sarahyba, a da atriz Marília Pêra e a do ator José Wilker.

Primeiro capítulo de novela costuma ser como exibição de coleção em desfile de moda – uma rápida apresentação de todas as atrações do mostruário sem forçar o público a fixar o olho em nenhuma.

Gilberto Braga e Ricardo Linhares, aparentemente, optaram por outro caminho na estreia de “Insensato Coração”. Focaram apenas em três núcleos, apresentaram o vilão sendo mau já na segunda cena, colocaram um maluco com uma faca no sapato para derrubar um avião no segundo bloco e provocaram o primeiro beijo do herói com a mocinha antes de acabar o capítulo – por um incrível acaso, a madrinha da noiva e o noivo, que não se conheciam.

Se o objetivo foi tirar o fôlego do espectador na tentativa de evitar uma queda abrupta do Ibope, normal em estreias de novela, os autores estão desculpados. Valeu o esforço. Mas se o objetivo era dar alguma pista do que será “Insensato Coração”, então, ficaram devendo.

Braga e Linhares têm muito tempo pela frente para apresentar o enorme elenco da novela e todos os seus núcleos. Por ora, apresentaram dois núcleos principais. O que mereceu mais atenção foi a família Brandão, baseada em Florianópolis, comandada por Raul (Antonio Fagundes), sua mulher, a perua Wanda (Natalia do Vale), e os dois filhos (Léo e Pedro, vividos por Gabriel Braga Nunes e Eriberto Leão), cujo caráter, explicaram os autores, foi determinado na mais tenra infância.

O segundo é a família Drumond, cuja matriarca Vitória (Natalia Thimberg) dirige uma companhia de aviação e vive em uma mansão, cercada de empregados, entre os quais um mordomo, e duas sobrinhas, a protagonista Marina (Paola Oliveira) e sua prima, a desinibida Bibi (Maria Claro Gueiros).

Também entraram em cena um designer garanhão, André (Lazaro Ramos), que pegou três mulheres em apenas duas cenas, uma ex-participante de reality show, Natalie Lamour (Deborah Secco), que nos promete gargalhadas, e Carol (Camila Pitanga), amiga da protagonista Marina.

Ecos de “Vale Tudo”, um dos maiores sucessos de Gilberto Braga, foram ouvidos no primeiro capítulo de “Insensato Coração”. O vilão Leo, em sua segunda cena, fez um rápido discurso sobre como é fácil enganar e “tirar grana do brasileiro”. A empresa aérea de Vitória chama-se CTA, nome quase idêntico (TCA) ao da companhia da novela dos anos 80. Vários atores do atual elenco, como Natalia Thimberg, Fagundes, Gloria Pires e Cássio Gabus Mendes, participaram de “Vale Tudo”.

É difícil imaginar o que virá pela frente depois de assistir este aperitivo. A cena principal, do seqüestro do avião, chamou a atenção pela baixa qualidade técnica e completa inverossimilhança, mas serviu ao propósito de dar um choque no espectador logo de cara.
Do UOL Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário