sexta-feira, 8 de outubro de 2010

“Vale Tudo” volta em dois horários no canal Viva

Vale Tudo - Rede Globo, 1988

(Regina Duarte e Glória Pires)
É que um dos clássicos da teledramaturgia brasileiraestá sendo reapresentado no canal Viva. A novela “Vale Tudo” volta em dois horários: de segunda a sexta, à 0h45, com reaprentação sempre no dia seguinte, ao meio-dia.
Nada mais apropriado do que reapresentar essa obra nos dias de hoje, quando vemos o país emudecer ao questionar se vale a pena ser honesto.
Os autores desmascaravam um tipo de atitude muito comum em todas as camadas sociais, pois eles criticavam aquele tipo de mentalidade que se definia na sociedade, o vale-tudo pelo poder: corrupção e impunidade explicitadas na própria abertura da novela nos versos da música “Brasil”, de Cazuza, cantada por Gal Costa.

Eu acredito que nunca realidade e ficção estiveram tão atadas numa produção de uma telenovela: “Não me convidaram/ Pra esta festa pobre/ Que os homens armaram/ Pra me convencer.../ Não ofereceram, nem um cigarro, fiquei na porta estacionando os carros/ Não me elegeram chefe de nada/ O meu cartão de crédito é uma navalha/ Brasil mostra a tua cara/ Quero ver quem paga/ Pra gente ficar assim/ Brasil qual é o teu negócio/ O nome do teu sócio/ Confia em mim...”.

(Beatriz Segall e Regina Duarte).
 Em homenagem aos 60 anos de TV, reapresento o texto de "Vale Tudo", novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que foi exibida pela Rede Globo em 1988. Na direção dos 204 capítulos estiveram Dennis Carvalho, Ricardo Waddington e Paulo Ubiratan.

(Regina Duarte).
 A trama contava a trajetória de Raquel Accioli (Regina Duarte) que estava separada do marido, Rubinho (Daniel Filho), há cerca de dez anos, época em que, depois de uma violenta discussão, ela decidiu abandoná-lo e ir viver com a filha, a ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires), na casa do pai, Salvador (Sebastião Vasconcelos), em Foz de Iguaçu. Seu único bem era uma casa modesta que Salvador passou para o nome da neta, de modo que, quando este morresse, nada lhe faltasse. Raquel vivia como guia de turismo e, quando Salvador morreu, Fátima, sem dizer nada à mãe, vendeu a casa e partiu para o Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como.

(Glória Pires e Regina Duarte).
 No Rio ela se envolveu com César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli), um ex-modelo, e que atuava como garoto de programa. Fátima foi apresentada por César a Solange Duprat (Lídia Brondi, com a franja mais famosa do Brasil, antes da Silvia de "Duas Caras"), produtora de moda da revista "Tomorrow", passando a atuar como modelo e a morar na casa de Solange.

(Lídia Brondi e Gloria Pires).
 Raquel, sem casa, partiu para o Rio, para evitar as maldades da filha. Fátima usa o conhecimento de Solange para se aproximar de Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) e se casar com ele.

(Cássio Gabus Mendes e Glória Pires).
 A novela passa então a mostrar a dualidade: Maria de Fátima buscando ficar rica com o casamento arranjado, enquanto Raquel, vendendo sanduíche natural na praia, acaba subindo na vida e, de maneira honesta, vira dona da rede Paladar de restaurantes industriais.

(Ricelli e Beatriz Segall).
 Raquel, então, começa um namoro com Ivan Meireles (Antônio Fagundes). A trama dá uma reviravolta quando Raquel encontra 800 mil dólares, perdidos pelo desonesto empresário Marco Aurélio (Reginaldo Faria), e não ficou com o dinheiro, como desejava Ivan.

(Beatriz Segall)
Porém, os dólares desaparecem graças a um plano de Fátima, e Raquel passa a pensar que foi Ivan. Por isso, eles rompem o relacionamento e Ivan acaba se casando com Helena Roitman (Renata Sorrah), o que opõe Raquel a Odete Roitman (Beatriz Segall), já que esta queria afastar, de qualquer forma, Raquel de Ivan.

(
Carlos Alberto Riccelli e Glória Pires). 
(Renata Sorrah). A propósito, a atriz Renata Sorrah nesta novela interpretou uma das personagens mais populares de sua carreira: a alcoólatra Heleninha Roitman. O nome da personagem virou referência para quem bebia demais. Sem falar das cenas de barraco homéricas protagonizadas por ela, que no auge dos seus pileques gritava: "William, toca um mambo".
Como o casal Raquel e Ivan acabou se reaproximando, Odete deu sua última cartada: mandou Ivan subornar um agente da alfândega brasileira para liberar equipamentos retidos, só que a empresária filmou a cena e passou a chantagear o casal, que acabaram sendo presos por corrupção.
(Natalia Thimberg, Sérgio Mamberti e Renata Sorrah)
No capítulo 192, na véspera do Natal de 1988, a vilã Odete Roitman foi assassinada com três tiros à queima-roupa, gerando um grande mistério na história que mobilizou o país inteiro. O mistério durou apenas 11 dias, mas parou o país em janeiro de 1989 para a grande revelação. A resposta só veio no último capítulo.
No último capítulo, o 204, o público descobria a identidade do assassino: Leila, que disparou contra Odete por engano. Ela pensava ter atirado em Maria de Fátima, que tinha-se tornado amante de seu marido Marco Aurélio.
Apesar da morte da vilã Odete Roitman, no final os personagens maus-caracteres não foram punidos. Maria de Fátima casou-se com um príncipe italiano, que era gay e amante de César, portanto, era mais uma das tramoias idealizadas por seu amante.

(Reginaldo Faria e Cássia Kiss).
Enquanto, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), era o braço direito de Odete Roitman nos negócios, ex-marido de Heleninha, casado atualmente com Leila (Cássia Kiss). Através da dupla de empresários, os autores discutiam questões como desonestidade, corrupção e ética. Marco Aurélio e Leila acabaram fugindo do país depois de aplicarem um grande golpe. Em sua última aparição, ao entrar no avião que o levaria para fora do país, o personagem de Reginaldo Faria deu uma banana para a câmera, numa cena antológica. Ao fundo, a música “Brasil”.
Curiosidades:
- Apesar de vilã, Odete Roitman conquistou grande popularidade. Beatriz Segall conta que, depois que a personagem foi assassinada na trama, uma agência de publicidade criou uma campanha para uma companhia de seguros em que, sob a imagem da atriz, lia-se a fase: “Nunca se sabe o dia de amanhã. Faça seguro”.
 - O mistério da identidade do assassino de Odete Roitman, embora tenha durado apenas 11 capítulos, povoou as conversas pelo país. Houve até um concurso, patrocinado por uma indústria alimentícia, para premiar quem acertasse o nome do assassino.

(
Beatriz Segall e Glória Pires).
- Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro), pai de Ivan, fica desempregado, e tem dificuldade em arranjar emprego por não saber utilizar computador; Ivan, ao perder o emprego na empresa de Odete, passa a ser subgerente de um hotel; Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, a TCA, comete diversas irregularidades e desvia o dinheiro da empresa para a sua própria conta; a irmã de Marco Aurélio tem um caso com outra mulher. Foi quando o amor entre duas mulheres foi pela primeira vez explicitada numa novela brasileira e, por isso, a novela enfrentou a censura.
-
Laís (Cristina Prochaska) e Cecília (Lala Dehelnzelin) trocavam carícias e olhares provocantes, mas não puderam ficar juntas até o fim da história. Um acidente de carro acabou com o amor das duas. O autor Gilberto Braga desmentiu ao Blog Nostalgia a tal versão de censura: "Não houve qualquer rejeição ao casal de lésbicas, muito pelo contrário, a história foi bem aceita. A morte da Cecília por volta do capítulo 70 era prevista, porque o que estávamos enfocando era justamente problema de herança em caso de morte numa união homossexual, inspirados no caso Jorge Guinle Filho e Marco Rodrigues. Tanto que as atrizes estavam avisadas, tudo correu, felizmente, como previsto. Uma sorte, porque eu não gosto muito de fazer mudanças radicais sejam lá quais forem sem que o elenco esteja avisado, eu respeito muito meus companheiros atores. A solução foi providenciar um 'acidente' de carro para a irmã de Marco Aurélio, Cecília", comentou Gilberto Braga.
- Enquanto, Tiago (Fábio Villa Verde), o filho de Marco Aurélio, rapaz bonito, tímido e virgem, não tinha namorada e seu pai desconfiava de que ele era gay, pois fica no quarto ouvindo música clássica com seu amigo André (Marcelo Novaes).
- Foi também a primeira novela dos atores Marcelo Novaes e Flávia Monteiro.

(Regina Duarte e Glória Pires).
- A trama foi marcada também por várias cenas antológicas, como a cena do primeiro capítulo, em que Raquel descobre que a filha, vendeu a casa e sumiu com o dinheiro; a cena em que Fátima encontra Raquel, vendendo sanduíche na praia; a cena em que Raquel rasga o vestido de noiva de Fátima, quando ela se casa com Afonso; a cena em que Fátima rola as escadarias do Teatro Municipal; o acerto de contas entre Fátima e a jornalista Solange, quando esta descobre a traição do marido Afonso. Bem como o acerto de contas entre Fátima e Afonso, quando este descobre a traição de Fátima com o garoto de programa César.
Os bordões de Raquel caíram na boca do povo: “Te mete!”; e “Sangue de Jesus tem poder!”.

No elenco estavam também, entre outros, os atores,
Natália Thimberg, Lourdes Mayer, Adriano Reys, Lilia Cabral, Marcos Palmeira, Íris Bruzzi, Pedro Paulo Rangel e Stepan Nercessian.


Elenco:




Maria de Fátima Acioli (Glória Pires) - Sonsa e charmosa, tem um desejo de ascensão social quase doentio. Será sempre apaixonada por um cafajeste ao nível dela, César, mas vai se casar com outra pessoa.
Raquel Acioli (Regina Duarte) - Simpática, franca e muito comunicativa, nasceu em Foz do Iguaçu, teve um casamento fracassado com um pianista sonhador e pouco preparado para a vida prática. A filha tinha 11 anos quando Raquel, cansada da insegurança financeira e afetiva, rompeu com o marido e voltou a viver em sua terra natal, onde trabalha como guia de turismo. Com a filha, Fátima, terá o conflito principal da novela: honestidade x desonestidade. No Rio, vai se apaixonar por Ivan.
Salvador (Sebastião Vasconcelos) - Pai de Raquel. Funcionário da Receita Federal. Poderia ter uma ótima situação financeira, se fosse corrupto. Morre no primeiro capítulo, desencadeando a ação da novela.
Rubinho / Rubens (Daniel Filho) - Ex-marido de Raquel. Seu maior sonho é fazer carreira nos Estados Unidos. Pianista de boate, sem especial talento, morre por volta do capítulo 20.
Ivan Meirelles (Antônio Fagundes) - Simpático, inteligente, um pouco cético. Formado em Administração de Empresas, começa a novela numa situação dificílima. Sustenta uma ex-mulher frágil, Leila, e um filho, Bruno, além de ajudar o pai.
Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) - Pai de Ivan. Velho redator de um jornal decadente tem uma certa dificuldade de adaptar-se ao mundo dos computadores. Seu apartamento está sempre cheio de amigos.
Eunice (Íris Bruzzi) - Segunda esposa de Bartolomeu, dona de casa.
Leila (Cássia Kiss) - Ex-mulher de Ivan. Estudou psicologia, mas nunca conseguiu enquadrar-se de maneira sólida no terreno profissional.
Fernanda (Flávia Monteiro) - Filha do primeiro casamento de Eunice. É extremamente madura para a sua idade, 15 anos. Tem uma boa relação afetiva com a mãe e com Leila, que tenta proteger e fazer crescer.
Bruno (Danton Mello) - Filho de Leila e Ivan.

César Ribeiro (Carlos Alberto Ricelli) - Atlético, sedutor, envolvente, sem qualquer sombra de caráter, vai ser a grande paixão da vida de Fátima.
Aldeíde Candeias(Lília Cabral) - Secretária-assistente da diretoria da companhia de aviação TCA, vai abrigar Raquel em suas primeiras semanas no Rio.
Poliana / Audálio (Pedro Paulo Rangel) - Irmão de Aldeíde, pateticamente bondoso. Por estar sempre de bom humor e só ver o lado bom das coisas, as pessoas o chamam de Poliana.
Consuelo (Rosane Goffman) - Tímida, medrosa, pudica, é secretária da diretoria da TCA e vizinha de Aldeíde.
Jarbas (Stepan Nercessian) - Chofer de táxi, vive com a irmã Consuelo.
André (Marcelo Novaes) - Criado pelos tios Jarbas e Consuelo, é colega de natação de Tiago.
Daniela (Paula Lavigne) - Irmã de André, criada pelos tios, porque os pais morreram num desastre quando eram crianças. Terá uma forte ligação afetiva com Raquel.
Odete Almeida Roitman (Beatriz Segall) - Autoritária, mora em Paris, tem apartamentos em diversas cidades e odeia o Brasil. Tem conflitos com a filha Helena, a quem não perdoa a franqueza e não admite a idéia de que o filho Afonso pretenda morar aqui. Quer escolher parceiros para os dois, pessoas fortes e que tenham cumplicidade com ela.
Heleninha / Helena Almeida Roitman (Renata Sorrah) - Pintora famosa, não expõe há alguns anos por vir enfrentando uma grande crise pessoal. Meiga, bondosa, um pouco frágil. Alcoólatra, briga com o ex-marido Marco Aurélio pela posse do filho Tiago.
Afonso Almeida Roitman (Cássio Gabus Mendes) - Engenheiro formado na Inglaterra, com curso posterior de Administração nos Estados Unidos. Prepara-se para suceder a mãe, na direção geral do grupo. Mas, ao contrário dela, detesta morar no estrangeiro.
Celina Junqueira (Natália Thimberg) - A rica boa praça. Viúva e sem filhos, mora com os sobrinhos que adora. Só não briga com a irmã, Odete, porque tem um gênio ótimo.
Marco Aurélio Catanhede(Reginaldo Faria) - Vice-Presidente do Grupo Almeida Roitman, cuja principal companhia é a TCA, Transcapital Aerolinhas, foi casado com Helena. E autoritário e intransigente, entrando em muitos conflitos com a ex-mulher.
Tiago (Fábio Villa Verde) - Filho de Helena e Marco Aurélio. Muito frágil, criado por um pai autoritário, não tem a menor autoconfiança. Vai ser ajudado por Jarbas e Ivan.
Cecília (Lala Deheinzelin) - Irmã de Marco Aurélio, mora há 12 anos com Laís, sua sócia numa charmosa pousada em Búzios.
Laís Amorim (Cristina Prochaska) - Simpática e mais frágil do que Cecília.
Renato Filipelli (Adriano Reys) - Boa praça, dirige uma revista sofisticada, a "Tomorrow". Mora com o primo Marco Aurélio.
Solange Duprat (Lídia Brondi) - Meiga, cabeça feita, é produtora de moda da "Tomorrow".
Eugênio (Sérgio Mamberti) - Antigo copeiro da casa de Celina. No fundo, um esnobe, profundo conhecedor do cinema americano dos anos 30 a 50.
Mário Sérgio Sanches Rodrigues (Marcos Palmeira) - Jornalista que vai substituir Bartolomeu e apaixona-se por Solange. Entra por volta do capitulo 40.
Sardinha (Otávio Müller) - Assistente de produção de Solange, com quem divide um apartamento.
Fred (Fábio Junqueira) - Amigo de Ivan, vai ajudá-lo nos primeiros momentos de desemprego.
Franklin (Paulo César Grande) - Amigo de César, mora com ele num apartamento emprestado.
Gérson (Carlos Gregório) - Terapeuta de Helena, participação especial nos 30 primeiros capítulos.
Marina (Ana Lúcia Monteiro) - Arrumadeira da casa de Celina.
Daisy (Nara Abreu) - Copeira e arrumadeira do apartamento de Marco Aurélio e Renato.
Maria José (Zeni Pereira) - Velha empregada da casa de Bartolomeu.
Lucimar (Maria Gladys) - Faxineira em casa de diversos personagens. Tem personalidade forte e adora uma briga.
Fátima e Raquel Fátima e César


Odete e César

Solange e Afonso


 Heleninha 


Marco Aurélio e Leila








Carlos (Edson Fieschi) - Amigo de André e Tiago.
Flávia (Renata Castro Barbosa) - Amiga de Fernanda.
Gildo (Fernando Almeida) - Menor desamparado, vai ser ajudado por Raquel.
Marieta (Rita Mallot) - Secretária de Renato.
Freitas (João Camargo) - Assistente de Marco Aurélio.
Luciano (Jairo Lourenço) - Funcionário da TCA.
Suzana (Martha Liñares) - Secretária da revista "Tomorrow"
Vasco (Paulo Rezende) - Porteiro do prédio onde Rubinho mora.
Olavo Jardim (Paulo Reis) - Amigo de César, fotógrafo, trabalha com pornografia.
Laudelino Junqueira (Ivan de Albuquerque) - Milionário português.
Íris (Cristina Galvão) - Surge na segunda fase, vai morar na casa que era de Aldeíde. É secretária na TCA e cortejada por Jarbas e Audálio.
Dona Pequenina (Lourdes Mayer) - Avó de Íris, mora com ela.
Queiroz (Paulo Porto)
Válter (João Bourbonnais)
William (Dênis Carvalho)
Ruth (Zilka Salaberry) - Antiga cozinheira dos Roitman.
Marília Dias (Bia Seidl)
Delegado (Rogério Fróes)
Giovanni, Príncipe de Voltera (Marcos Manzano)
Dr. Gomes (Turíbio Ruiz)
Marisa (Maria Isabel de Lizandra) - Amiga de Raquel em Foz do Iguaçu.
Rosália (Joyce de Oliveira) - Moradora em Foz do Iguaçu, faz a viagem para o Rio com Raquel.
Santana (Roberto Frota) - Chefe de Ivan no capítulo 1.
Fernando (Ludoval Campos) - Garçon no hotel em Foz do Iguaçu.
Aparecida (Virgínia Campos) - Amiga de Fátima em Foz do Iguaçu.
Vargas (Lutero Luiz) - Funcionário da TCA demitido no capítulo 2.
Gustavo (Paulo Villaça)
Gerente de apart-hotel (Marco Miranda)
Adelaide Palete
Alene Alves
Anselmo Lira
Bileco
Carlos Neri
Eduardo Paranhos
Gilmar Balthazar
Ivan Corrêa
Jefferson Vinícius
Jussara Calmon
Jussara Moreira
Keilah Borges
Lúcia Duarte
Luiz Viana
Manoel Eliziário
Marcelo Pattelii
Marcos Beck
Marta Bastos
Maurício Reis
Moacyr Prina
Murilo
Patrícia Mattos
Renato Firmo
Simone Rocha
Vanilson Carneiro
Xando Graça
Yoko Santiago
Marcos Wainberg
Monique Lafond
Michel Carneiro
Tiquinho
Ivo Cicogna
Orion Ximenes
Ney Leontsinis
Luiz Vianna
Miro Valle
Ivan Correia
Rita Ventura
Miguel Rosemberg
Paulo Villanueva
Cacá Silva
Marcelo Moura
Fredman Ribeiro
Gilberto Porto
Gérson Rodrigues
Diana Burle
Fontes: Teledramartugia Brasileira
Memória Globo
Memória da Tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário