quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novela "De Quina Pra Lua" - 1985

"De Quina Pra Lua" 
Na noite do dia 21 de outubro de 1985 às 18 horas , a Rede Globo levava ao ar o primeiro capítulo da novela "De Quina pra lua". A novela não foi um grande sucesso e ainda ostenta o título de uma das tramas mais esquecidas do grande público!Não foi fácil substituir o grande sucesso "A Gata Comeu".

O autor Alcides Nogueira,em sua estreia como autor-solo,comentou na época de lançamento:
"O argumento inicial é de Benedito Ruy Barbosa.Por compromissos com o teatro ele não pode assumir "De Quina pra lua" e,com a liberdade para modificações,me ofereceram a história que estou escrevendo.Alterei a sinopse,mas a história central é dele.Criei núcleos,personagens e escrevo a história sozinho."
Alcides ainda comentou mais tarde:
"É uma novela fraca.Foi a minha primeira experiência como autor-titular, mas não gostei do resultado.Provavelmente o Benedito teria conduzido a trama de maneira diferente da minha, já que nossos universos são bem distintos. Hoje eu vejo que não estou pronto para assumir uma novela, ainda mais partindo da história de outro autor."
A novela ainda teve acusações de plágio por Aziz Bajur,que viu semelhanças com a peça dele, "Velório à Brasileira".
No auge do tropeço, Walther Negrão foi chamado para ajudar Alcides. Aquele provocou uma virada da novela, mas já era tarde demais!
Alcides ainda deu uma declaração dizendo que, mesmo tendo entregado a novela, Benedito telefonava todos os dias para reclamar de detalhes.
Apesar de tudo, Eva Wilma e Agildo Ribeiro defenderam bem os personagens deles.
Trama/ Personagens: 
A história começa quando José João Batista (Milton Moraes), mais conhecido como Zezão, morre atropelado, após ganhar uma fortuna na Loteria. O cartão premiado acaba sendo enterrado com ele, para desespero da família, que não encontra o bendito papel que poderá enriquecê-los. Angelina (Eva Wilma), mulher de Zezão, e os quatro filhos, Pedro (Buza Ferraz), Jesus (Taumaturgo Ferreira), André (Mateus Carrieri) e Maria de Fátima (Isabela Garcia), procuram em todos os lugares possíveis, até que Angelina tem uma visão do falecido marido, e ele lhe diz ter sido enterrado com o cartão, que está no bolso de seu paletó. Ela decide, então, desenterrar o corpo de Zezão. Quando abrem o caixão, a família descobre que o cadáver está apenas de cuecas e deduzem, então, que o bilhete fora roubado. Inicia-se aí a trama principal da novela: a busca pelo cartão desaparecido.
Milton Moraes

O professor Dante Cagliosto (Agildo Ribeiro) é mais um personagem chave para a trama principal da novela. Grande amigo de Zezão, Cagliosto é professor de matemática, mas suas verdadeiras paixões são a astronomia e a ópera, que ouve o dia inteiro. Quando fica sabendo da confusão, Cagliosto decide ajudar a família de seu grande amigo e passa a coordenar a procura pelo cartão premiado. No passado, Cagliosto foi apaixonado por Angelina. Agora, com a morte de Zezão, os dois voltam a se aproximar. Quem não gosta nada da história é a manicure Mariazinha (Elizabeth Savala), sua namorada. Juntos, eles formam um triângulo amoroso bem-humorado. Ela decide ajudar Cagliosto a encontrar o cartão, pois foi ela quem atropelou Zezão. Culpada, Mariazinha passa a ser uma das mais dedicadas na busca pela mina de ouro.
Outros personagens que também vão atrás do cartão premiado são o padre Antônio (Felipe Carone), amigo da família, e Silva (Hugo Carvana), um homem de negócios escusos, muito ambicioso, que pretende se beneficiar com a história. Ele fica sabendo do cartão premiado através de seu filho, Marcos (Marco Antônio Pamio), que namora Maria de Fátima. 

Elisabeth Savalla
Ainda nos capítulos iniciais, Zezão também aparece para Padre Antônio. Ele revela que um ladrão de cemitério roubou o cartão e pede que Angelina não desista da busca. Com a ajuda de Mariazinha, Cagliosto consegue finalmente encontrar o tal ladrão, mas, para complicar ainda mais a história, o homem revela que vendeu o paletó para um passante na Lapa. A partir daí, o terno de Zezão passa pelo armário de várias pessoas, e Mariazinha e Cagliosto têm muita dificuldade de encontrá-lo.
Zezão pede permissão para voltar à Terra para proteger sua família, sem que ela perceba sua presença. Ele chega acompanhado pelo anjo Cróvis (José Dumont). Confusos e atrapalhados, os dois enfrentam diversos obstáculos enquanto procuram o cartão premiado. Para complicar ainda mais a vida dos dois, Cróvis se apaixona platonicamente por Maria de Fátima, mas não pode ser visto e nem ouvido pela jovem.
Outro romance que movimenta a novela é o de Laura (Dora Pelegrino) e Bruno (Paulo Betti). Laura é filha do primeiro casamento de Silva e vive em conflito com a madrasta, Silvia (Tamara Taxman). É sensível, inteligente e bom-caráter, o oposto do pai. Bruno é o braço direito de Silva nos negócios, o que acaba deixando Laura desconfiada de seu caráter. 

Paulo Betti e Dora Pelegrino
Após muitas buscas, os jornais informam que o ganhador do prêmio finalmente resgatara o dinheiro no banco. Misteriosamente, a fortuna aparece na sala da casa de Angelina, para surpresa e alegria de toda a família. O responsável pela ação foi o anjo Serafim (José Augusto Branco), que veio à Terra como um mendigo para ajudar Zezão a desvendar o mistério sobre o cartão roubado.
Outro desfecho aguardado era o destino de Mariazinha, Cagliosto e Angelina. Depois de envolver-se com Angelina, chegando a pedir sua mão em casamento, Cagliosto descobre finalmente que seu verdadeiro amor é Mariazinha e decide ficar com ela. Quem fica satisfeito com a união dos dois é Zezão, que não queria de jeito nenhum que Angelina se casasse com seu melhor amigo. Angelina termina sozinha e feliz, perto dos filhos e com o falecido marido olhando por ela.
Cristina Mullins

Algumas curiosidades da novela:
1-O humorista Agildo Ribeiro estreava em novelas.
Taumaturgo Ferreira

2-No capítulo 60, Alcides Nogueira decidiu abandonar o projeto, mas após uma reunião com a emissora, acabou abdicando da decisão. A partir daí,Walther Negrão foi chamado para auxiliar Alcides nos andamentos da trama.
Eva Wilma e Isabella Garcia

Trilha Sonora Nacional:

"De Quina Pra Lua" - João Bosco
"Doce Magia" - Fafá de Belém
"Sentimento Blues" - Tadeu Mathias
"Nuvem" - Ricardo Vilas
"Carne Humana" - Renato Teixeira
"Haja Coração" - Diana Pequeno
"Cheio de Vontade" - Tunai
"A Sorte Grande" - Viva Voz
"Violão e Voz" - Prêntice
"Roda Solta, Língua Presa" - Golden Boys
"Oh, Pecador! (Sinner Man)" - Coral Século XX (part. esp. Zé Ramalho)
"O Grande Silva" - Joelho de Porco
"Quero" - The Fevers
"Não Aguento Mais" - Zé Luiz
Trilha Sonora Internacional:
"Don't Close Your Eyes Tonight" - John Denver
"Forever Young" - Alphaville
"Rock Me Amadeus" - Falco
"Hurt To Be In Love" - Gino Vannelli
"I Like You" - Phyllis Nelson
"Remember I Love You" - Jim Diamond
"With Everything To Lose" - Style Council
"Tarzan Boy" - Baltimora
"More Than I Can Bear" - Matt Bianco
"I Miss You" - Klymaxx
"Never" - Heart
"Da Quando Non Ci Sei" - Dario Baldan Bembo
"Kalimba de Luna" - Tony Esposito
"Saving All My Love For You" - Whitney Houston

DE QUINA PRA LUA - Dados Técnicos:
Autoria: Alcides Nogueira
Argumento: Benedito Ruy Barbosa
Colaboração: Walther Negrão
Supervisão: Daniel Filho
Direção: Atílio Riccó, Mário Márcio Bandarra e Ricardo Waddington
Período de exibição: 21/10/1985 – 26/04/1986
Horário: 18h
Nº de capítulos: 164 

ABERTURA:
CHAMADA DO ÚLTIMO CAPÍTULO DA NOVELA:

CENA DA NOVELA:
Fontes:
-Teledramaturgia(www.teledramaturgia.com.br)
-Blog Memória da Tv(www.memoriadatv.blogspot.com)
-Wikipédia(pt.wikipedia.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário