quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MARÍLIA PÊRA E GLÓRIA MENEZES ATUAM JUNTAS "Brega & Chique" de 1987

Brega & Chique - Rede Globo, 1987

(Glória Menezes e Marília Pêra)
A novela "Brega & chique", de Cassiano Gabus Mendes, exibida pela Rede Globo em 1987, às 19h, teve na direção dos seus 173 capítulos Jorge Fernando, Carlos Magalhães e Marcelo de Barreto.
A história marcou a volta de Marília Pêra às novelas, depois de muito tempo longe das telas. O último trabalho da dela na TV Globo tinha sido "Supermanoela', novela exibida em 1974.

Essa trama também marcou por ter sido a primeira vez que Marília contracenava com Glória Menezes e a estreia de ambas em uma novela assinada por Cassiano Gabus Mendes. Resultado, conquistou o público e foi um grande sucesso de audiência. A novela chegou a apresentar índices maiores do que os atingidos pela novela exibida às oito horas, "O outro".

A atriz Marília Pêra disse "Brega e Chique foi a novela mais engraçada da qual participei. A Rafaela era alienada, mimada, rica, mas de bom caráter Boa mãe". Amava as crianças, mas era mais filha do que mãe. Ia à feira de casaco de peles, usava luvas para limpar a galinha, e colocava muitos anéis de brilhantes sobre as luvas enquanto limpava o frango que, volta e meia escorregava por suas luvas e ia parar do outro lado da cozinha. Era tão distraída que perdia constantemente uma lente de contato azul e, para disfarçar, colocava um franjão sobre o olho escuro e sem lente e deixava só um ( o azul ) à mostra.Com um olho só ela ficava meio cega. Rafaela usava cabelos Chanel ( criado pela querida e saudosa Adela ). Quando fiz a Rafaela, era muito bom telefonar e receber os telefonemas do Cassiano Gabus Mendes para combinar as cenas que gostaríamos que acontecessem. Não havia uma grande preocupação com o IBOPE e a gente conseguia experimentar o humor na novela - lembrou Marília Pêra.

(Marília e Marco Nanini).
Ambientada em São Paulo, tinha como personagens centrais duas mulheres, Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray (Marília Pêra). Elas eram de universos inteiramente opostos, as duas tiveram suas histórias cruzadas por causa de Herbert Alvaray (Jorge Dória), empresário paulista, casado com ambas. Sua família oficial era formada por Rafaela, os filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins), além do genro Maurício (Tato Gabus Mendes) e da sogra Francine (Célia Biar). Rafaela era uma mulher rica, chiquíssima, desligada dos problemas do cotidiano, cheia de manias e futilidades. Morava em uma mansão em um bairro nobre de São Paulo.

A segunda família de Herbert, onde era conhecido pelo nome Mário Francis, era formada por Rosemere e Márcia (Fabiane Mendonça), filha dos dois. Rosemere era uma mulher simplória, pobre e brega. Batalhadora morava em um bairro da periferia de São Paulo e mantinha a casa e os filhos com dificuldades – além de Márcia, era mãe de Vânia (Paula Lavigne) e Amaury (Cacá Barrete). Rosemere ainda ajudava o pai, Lourival (Fábio Sabag). Rafaela e Rosemere não sabiam da existência do mesmo homem na vida das duas e, por ironia do destino, acabaram se tornando amigas.

A história começava quando Herbert, para escapar da falência, simulava a própria morte e fugia do país, abandonando sua família legítima. Preocupado com Rosemere, ele deixou uma boa quantia em dólares para que ela e a filha pudessem se sustentar.

Endividada e sem nenhuma fonte de renda, Rafaela se viu obrigada a se mudar com a família para um bairro mais simples. Por coincidência, acabou indo morar na mesma vila onde Rosemere vivia com a filha. As duas se conheceram e se tornaram confidentes: enquanto Rosemere ensina a Rafaela alternativas para ganhar e economizar dinheiro, Rafaela dava aulas de etiqueta para a nova-rica do pedaço. As cenas em que Marília Pêra (Rafaela) vai ao supermercado de casaco de vison e scarpin, foi uma das mais engraçadas da novela.
Além da ajuda de Rosemere, Rafaela contava com o apoio de Montenegro (Marco Nanini), que era seu secretário particular e também cúmplice de Herbert. Apaixonado por Rafaela, ele estava sempre por perto e fazia tudo para ajudá-la a sair daquela difícil situação. Juntos, Rafaela e Montenegro foram responsáveis pelas cenas mais hilárias de “Brega & chique”.

(Dennis Carvalho e Cássio G.Mendes).
Rosemere também teve um admirador: o bruto e apaixonado Baltazar (Dennis Carvalho), marceneiro do bairro.

A trama sofreu uma reviravolta quando Herbert retornou ao país, após uma cirurgia plástica, com o nome de Cláudio Serra, mas vivido agora pelo ator Raul Cortez. Ele decidiu se encontrar com suas ex-mulheres, separadamente, e convidava-as para jantar fora. Durante a conversa, ele perguntava sobre Herbert e Mário, e tanto Rosemere como Rafaela, falavam muito mal de seus ex-maridos, para desconforto de Cláudio. Mesmo assim, o conquistador barato decidiu se reaproximar das duas, a quem ele chamava de Alfa I (Rafaela) e Alfa II (Rosemere).

(Marília e Nanini).
Em determinado momento da história, Rafaela e Rosemere, comentavam sobre seus ex-companheiros, mas acabaram descobrindo que os dois eram a mesma pessoa. E mais: as duas constataram que existia uma terceira mulher na vida de Herbert: Zilda (Nívea Maria), melhor amiga de Rafaela. Depois de muita confusão, toda verdade sobre Cláudio Serra foi revelada. Ele acabou morrendo, dormindo, enquanto sonhava com sua verdadeira face. Rafaela, Rosemere e Zilda reconstruíram suas vidas ao lado de outros homens.
Rafaela se entregou ao amor de Montenegro, Rosemere se casou com Baltazar e Zilda, com Pedro (Paulo César Grande). Com a ajuda de Montenegro, Rafaela conseguiu passar para seu poder os dólares que Herbert guardava a sete chaves em uma conta na Suíça e prometeu dividir a herança com Rosemere e Zilda.

Outra trama que mereceu destaque na história de Cassiano de Gabus Mendes foi a de Bruno (Cássio Gabus Mendes). Sobrinho do marceneiro Baltazar, o rapaz ganhou a simpatia do público com seu jeito ingênuo e completamente atrapalhado. Os erros de português que cometia davam ainda mais comicidade às suas cenas. Palavras como “craro” e “pobrema” se tornaram marcas do personagem e caíram na boca do público, especialmente entre as crianças. Os tropeços eram corrigidos pela professora Mercedes (Patrícia Travassos), contratada pelo tio Baltazar para ensinar português ao jovem.

(Cássio G. Mendes).
No decorrer da história, Mercedes se apaixonou por Bruno e, no final, depois de muitas confusões, conseguiu conquistar o coração do rapaz.
A turma jovem tinha Jaime Periard (João), Marcos Paulo (Luiz Paulo) e Patrícia Pillar (Ana Cláudia).


Curiosidades:
- A abertura de novela foi criada pelo designer Hans Donner e sua equipe, mas causou polêmica. Ao som de "Pelado", da banda Ultraje a rigor, a abertura mostrava um homem com nádegas inteiramente descobertas. A Censura exigiu que fosse colocada uma folha de parreira sobre o corpo do modelo Vinícius Manne, e, no segundo dia de exibição da novela, a folha estava lá, escondendo o traseiro do modelo. Mesmo assim, a Censura não achou suficiente e exigiu que o tamanho da folha fosse aumentado. Após negociações, a versão original da abertura acabou sendo liberada e voltou a ser exibida como no primeiro capítulo, embalada pelo refrão “pelado, pelado, nu com a mão no bolso”.

- Nos créditos de abertura, a ordem de aparição dos nomes de Marília Pêra e Glória Menezes alternava diariamente.
- A trama popularizou as lentes de contato coloridas, usadas por Rafaela e por Rosemere.


No estavam, entre outros, os atores Célia Biar, Neuza Amaral, Percy Ayres, Cássia Kiss, Hélio Souto (Amadeu Correa) e Tarcísio Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário