Novela de Manoel Carlos. Baseada no romance homônimo de Carolina Nabuco.
Direção de Herval Rossano, Gracindo Jr. e Sérgio Mattar. Com direção geral de Herval Rossano.
Uma das melhores produções de época para o horário das 18 horas, com perfeita reprodução do Rio de Janeiro da década de 20.Trouxe para o horário o clima psicológico, conseguiu argumento para indecifráveis enigmas e deu base para a criação do suspense ao estilo de Hitchcock.Na verdade, "A Sucessora" muito tem a ver com o filme de Hitchcock, A Mulher Inesquecível, de 1940, baseado no livro de Daphné du Maurier, que teria plagiado Carolina Nabuco, a autora de A Sucessora.
Suspeitas a parte, vale salientar que o texto foi impecável, e que Suzana Vieira, Rúbens de Falco e Natália Thimberg, salvaram qualquer deslize, mesmo que imperceptível. Suzana Vieira ainda relembra a sua Marina Steen como um de seus melhores trabalhos na televisão. Destaque também para a personagem de Arlete Salles, Germana, uma mulher à frente de seu tempo, de personalidade forte, que sustentava e dominava o marido mais jovem que ela, Vasco (Kadu Moliterno).
Ana Maria Magalhães, responsável pela pesquisa histórica, teve o apoio da romancista Carolina Nabuco, na época com 88 anos de idade, que lhe narrava fatos importantes da década de 1920, como a construção dos hotéis Glória e Copacabana Palace, em 1922. As externas foram gravadas na fazenda indiana, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e na Universidade Federal Rural, em Seropédica (RJ). A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 17 de novembro de 1980 e 05 de abril de 1981.
Vendo em Marina uma intrusa que está ocupando um lugar que não lhe pertence, Juliana mantém na mansão um clima de mistério e cria intrigas para separar o casal, chegando a levantar uma suspeita quanto a um relacionamento de Marina com Lopes (Jorge Cherques), ex-capataz da fazenda onde a moça vivia. Mas outras pessoas também torcem pela desunião do casal, como Adélia (Lisa Vieira), antiga rival de Marina, e Miguel (Paulo Figueiredo), que perdeu o amor da prima.
Ainda, Marina, jovem criada com toda a simplicidade do campo é obrigada a defrontar-se com um mundo repleto de etiquetas e francesismos, como mandava a sociedade do Rio de Janeiro, capital do país na década de 20.
Elenco Suzana Vieira/ Rúbens de Falco/ Natália Thimberg/ Paulo Figueiredo/ Arlete Salles/ Kadu Moliterno/ Mário Cardoso/ Lisa Vieira/ Tetê Pritzl/ Célia Biar/ Ary Coslov/ Míriam Pires/ Beatriz Veiga/ Sônia de Paula/ Paulo Pinheiro/ Munira Haddad/ Jorge Cherques/ Heloísa Helena/ Patrícia Bueno/ Carmem Monegal/ Rosa Penna/ Francisco Dantas/ Ankito/ Sidney Marques/ Jota Barroso/ Cahuê Filho/ Marcos Toledo/ Pietro Mário/ Apolo Corrêa/ Reinaldo Daniel/ Patrícia Parker/ D'Artagnan Mello/ Luís Vasconcellos/ Alessandra Vieira/ Telma Lima/ Joana Rocha/ Alcebíades Bandeira/ Celi Peterson
gostaria de ver fotos da atriz carmem monegal em a ssucessora.
ResponderExcluir