sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Os Campeões de sucesso"( Estúpido Cupido e Banho de Lua)

Celly Campelo (Célia Campelo Gomes Chacon)
Criada em Taubaté, cidade do interior de São Paulo, quando criança estudou piano, violão e balé.
Ainda com seis anos apresentou-se na rádio local, chamada Cacique, na qual seis anos depois teria
um programa próprio. Em sua cidade natal cantou em um grupo amador, o Ritmos OK. ,
Dados Artísticos

Foi a primeira artista brasileira a obter sucesso mercadológico cantando rock no Brasil, tornando-se uma das mais populares estrelas da música pop do fim dos anos 1950, que culminou na criação do movimento Jovem Guarda. Em 1956 mudou-se para São Paulo.Em 1958, com apenas 15 anos, lançou o seu primeiro compacto em companhia do irmão Tony Campelo, "Perdoa-me (Forgive me)/Belo rapaz (Handsome boy)", sendo a primeira cantada por ele. As bases das músicas foram feitas pelo acordeonista Mário Genari Filho. No mesmo ano estreou na televisão, participando do programa da TV Tupi, "Campeões do disco". No mesmo ano lançou seu segundo disco, cantando "Devotion", fox de Otto Cesana e "O céu mudou de cor", beguine de Mário Gennari Filho e Ed Rossi, pela Odeon. Em 1959, passou a apresentar com o irmão o programa "Celly e Tony em hi-fi", pela TV Record de São Paulo (SP). No mesmo ano lançou outro compacto com as músicas "The secret", de J. Lubi e J. Roth e "Estúpido cupido", de Neil sedaka e H. Greenfield, com versão de Fred Jorge. O disco alcançou grande vendagem e muitas execuções nas rádios, o que a tranformou na nova estrela da música jovem. Ainda no mesmo ano lançou seu quinto disco, que trazia o sucesso "Lacinhos cor de rosa", de M. Grant, e versão de Fred Jorge. Em seguida, lançou seu primeiro LP, "Celly Campelo é a nova sensação dos brotos", e assinou contratato com a rádio e TV Record. Em 1960 recebeu o troféu Roquete Pinto de cantora revelação e o troféu Tupiniquim de revelação feminina. No mesmo ano alcançou grande sucesso com a música "Banho de Lua", de Fillipi e Migliacci, com versão de Fred Jorge.

Celly alcançou o auge da popularidade sendo aclamada, em 1960, como "A namoradinha do Brasil". Recebeu elogios de Tom Jobim, teve a boneca "Celly" lançada pela Trol e o chocolate "Cupido", pela Lacta. Gravou ainda jingles para a Monark e a Toddy. Em 1961 foi eleita "A rainha do rock", em votação promovida pela Revista do Rock, com mais de 40 mil votos. No mesmo ano apresentou-se com o irmão Tony e com o cantor Peri Ribeiro na Rádio Mayrink Veiga. Ganhou ainda vários prêmios, entre eles quatro vezes o Troféu Chico Viola, duas vezes o Troféu Roquette-Pinto e também uma vez o Troféu Disco de Ouro, todos no período de 1959 até 1962, quando decidiu abandonar a carreira para se casar com o contador José Eduardo Gomes Chacon, no dia 8 de maio de 1962. Voltou a se reapresentar em público 10 anos depois no Festival de Música Popular de Juiz de Fora. Segundo seu biógrafo, Thiago Menezes, em 1965, recusou a proposta de dois milhões de cruzeiros,feita pelo empresário Marcos Lázaro, para estrelar um programa, juntamente com os cantores, então estreantes, Roberto e Erasmo Carlos, que se chamaria Jovem Guarda. Em vista de sua recusa, pois havia optado por seu casamento, a cantora Wanderléa foi convidada.

Em 1976 voltou às paradas de sucesso com a música "Estúpido cupido", que virou tema de novela do mesmo nome, na TV Globo. Devido ao estrondoso sucesso da novela, retomou a sua carreira e gravou um disco e vários compactos pela RCA. Também se apresentou no mesmo ano na série de shows "Cuba-libre em hi-fi", realizado na Boate Igrejinha, em São Paulo (SP). Espetáculo que contou com a participação de vários artistas de sucesso da sua época, entre os quais seu irmão Tony Campello, Ronnie Cord e Carlos Gonzaga.

A cantora é registro obrigatório em diversos LPs e CDs coletânea da história da música pop e do rock brasileiro, tais como: "Os Campeões de sucesso"( Estúpido Cupido e Banho de Lua) - Odeon/ l960; "Em dia com o sucesso"(Hey Mama)- Odeon/1961; "Juventude Espetacular"(Hey mama e Gosto de você meu bem)- Odeon/1961; "Avant-Premiére, vol.4"(Broto legal)- Odeon/1961; "Noite de Natal cheia de estrelas"( (Jingle bell rock) - Odeon- l961; Hebe comanda o espetáculo"(Canário) -Odeon/1962; "Em dia com o sucesso,vol.2"(Runaway) - Odeon/1962; "Estúpido Cupido"-trilha sonora da novela da TV Globo (Estúpido Cupido e Banho de Lua) - Som Livre/1976; "O rock dos anos 60"(Trem do amor) - Continental/1987; "Celly, Tony e Demetrius"(Mar de rosas, Ta-hi e Help, vem me ajudar) - Continental/1990. E, os CDs: "Celly Campello- grandes sucessos"- Odeon/1995; "O melhor da Jovem Guarda"( Estúpido Cupido e Túnel do Amor) - Odeon/1990; "Engraçadinha"-trilha sonora da mini-série da TV Globo (Estúpido Cupido e Banho de Lua) - Som Livre 1995.

Até 1996, a cantora apresentou-se, esporadicamente pelo interior paulista. Nesse ano detectou um câncer de mama. Com a operação, pareceu curada. Dois anos depois, a doença voltou a atingir o pulmão. A cantora ficou internada desde 20 de fevereiro, de 2003, com complicações também de diabetes e pneumonia, vindo a falecer às 10 horas do dia 4 de março daquele ano.
LP "Estúpido Cupido
Odeon MOFB 3110
1959
01 - Estúpido cupido (Stupid cupid) (Sedaka-Greenfield-Vrs. Fred Jorge)
02 - The secret (Lubin-Roth)
03 - Muito jovem (Just young) (Roberts-Vrs. Fred Jorge)
04 - Túnel do amor (Have lips, will kiss in the tunnel of love (Fisher-Roberts-Vrs. Fred Jorge)
05 - Handsome boy (Mário Gennari Filho-Celeste Novaes)
06 - Who's sorry now (Snyder-Kalmar-Ruby)
07 - Broto já sabe chorar (Heartaches at sweet sixteen) (Reld-Kosloff-Springer-Vrs. Fred Jorge)
08 - Fale-me com carinho (Dis-moi quelque chose de gentil (Misrak-Hornez-Vrs. Espírito San)
09 - Querido cupido (Fred Jorge-Archimedes Messina)
10 - Tammy (Livingston-Evans)
11 - Melodie d'amour (Salvador-Lanjean)
12 - Lacinhos cor de rosa (Pink shoe laces) (Grant-Vrs. Fred Jorge)
Informação retirada do site : http://www.cellycampello.cjb.net/
18/6/1942 Taubaté, SP
4/3/2003 Campinas, SP
Cantora.

2 comentários:

  1. Primeiro grande sucesso de Celly Campello em 1959, "Estúpido Cupido" é uma versão de Fred Jorge para "Stupid Cupid", de Neil Sedaka e Howard Greenfield. A música é um dos clássicos dos primórdios do rock nacional e internacional. O próprio autor, Neil Sedaka, fez sucesso com a canção, também gravada por artistas como Patsy Cline, Connie Francis, Wanda Jackson, Teresa Brewer, The Dicers, Mandy Moore e outros, sendo que no Brasil há regravações de Wanessa Camargo, Lílian (da dupla Leno & Lílian), Cleide Alves, Títulares do Ritmo, Valter Wanderley, Golden Boys, e outros.

    Celly Campello iniciou a carreira em 1958. Ao lado do irmão Tony Campello, outro ídolo dos primórdios do rock, Celly apresentou o programa Crush em Hi-fi, primeira atração televisiva dedicada exclusivamente ao rock no Brasil, exibida pela TV Record, a mesma que lançaria em 1965 o programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

    A cantora tem em seu currículo um rosário de hits, como "Banho de Lua", "Túnel do Amor", "Lacinhos Cor-de-Rosa", "Broto Legal" e "Hei Mama", entre outros. Foi eleita a Rainha do Rock (o rei era Sergio Murillo) em 1960 pela Revista do Rock. Dois anos depois, no auge do sucesso, decidiu encerrar a carreira para contrair matrimônio, e se despediu dos discos com outro sucesso, a música "Canário", em dueto com o irmão Tony. Chegou a ser convidada para apresentar o Jovem Guarda com Roberto Carlos, mas manteve-se firme com a idéia de se dedicar ao lar.

    Em 1968, porém, aceitou convite da Odeon, sua antiga gravadora, apenas para gravar um LP em comemoração aos 10 anos do seu ingresso no disco. Voltou a gravar três compactos em 1971 para a Continental, mas em 1976 voltou às paradas de sucesso com o lançamento da novela e da trilha sonora de Estúpido Cupido, pela Rede Globo. Regravou a canção para um LP pela RCA e lançou alguns compactos, encerrando definitivamente a carreira em 1979. Morreu aos 60 anos, em 4 de março de 2003, vítima de câncer de mama.

    ResponderExcluir
  2. gostaria que o top novelas publicassem alguma coisa sobre a atriz e bailarina HELOISA MILLET, pois tenho dificuldades de fazer uma pesquisa sobre ela, pela carência de material na internet. por favor, vejam isso.

    ResponderExcluir