segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novela Nino, o Italianinho (TV Tupi)

Nino, o Italianinho (TV Tupi)

“Nino, o italianinho”, foi uma novela escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão, exibida pela TV Tupi (1969), às 19h, e dirigida pelo próprio Geraldo Vietri. Ele tinha um universo tão peculiar que fazia questão de dirigir e escrever suas obras, onde o lado cômico tinha grande espaço. Representados, de um modo geral, por famílias de italianos moradores do bairro paulista do Bexiga.
Foi numa vila no bairro do Bixiga que o autor colocou uma diversidade de personagens de mundos diferentes que facilitava a comunicação. Nela, viviam Nino (Juca de Oliveira), o amigo de todos e apaixonado pela ambiciosa Natália (Bibi Vogel), que tentava se envolver com o Dr. Renato (Wilson Fragoso), seu milionário patrão. Mas para atingir seu objetivo teria ela teria que lutar contra a poderosa Dona Virgínia (Dina Lisboa), mãe do rapaz.
Já na simpática vila acontecia de tudo para a felicidade da fofoqueira Dona Nena (Dirce Migliaccio, foto ao lado), que pela fresta da janela acompanhava o que acontecia do lado de fora e fazia seus comentários maliciosos.
Isso incomodava o atrapalhado turco (Marcos Plonka), que gostava de todos e era apaixonado pela solteirona Leonor (Lúcia Mello), mas não tinha coragem de se declarar.Entretanto, a novela teve outro lado empolgante: a família da viúva Dona Santa (Myriam Muniz, foto ao lado). Ela não tinha papas na língua, de longe se ouvia os gritos da engraçada viúva, que entre uma macarronada e outra dava suas pitadas de bom humor.
Entre eles circulava a jovem Bianca (Aracy Balabanian), a humilde vizinha e amiga de todos. Era meiga e tímida, que tinha um defeito numa perna, e que era apaixonada por Nino. Porém, só depois de muitos capítulos é que o rapaz conseguiu reparar naquele amor sincero e verdadeiro.
No elenco estavam também entre outros Elizabeth Hartmann, Elias Gleizer, Etty Fraser, Lúcia Mello, Marisa Sanchez, mãe da atriz Débora Duarte, Paulo Figueiredo, Dênis Carvalho, Tony Ramos, Ana Rosa, Annamaria Dias e Guy Loup.
A partir dessa história Geraldo Vietri criou um estilo de novela que foi repetido por muitos anos.
Curiosidade: Nino foi um sucesso e tornou Juca de Oliveira o galã “número um da TV Tupi. Esta foi também a telenovela de estréia da atriz Bibi Vogel.
Mas o mais original de tudo é que o personagem Dona Santa, uma das mais fortes da trama, foi baseada na avó de Geraldo Vietri.Talvez por todos esses detalhes “Nino, o italianinho” foi à primeira telenovela brasileira a ter seu texto exportado. Veja bem, isto foi em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário