segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novela Locomotivas - 1977

Locomotivas - Uma novela alegre e muito divertida


“Ei, mãe/ Não sou mais menino/ Não é justo que também queira parir meu destino/ Você já fez a sua parte me pondo no mundo/ Que agora é meu dono, mãe/ E nos seus planos não estão você/ A proteção desprotege/ E carinho demais faz arrepender/ Ei, mãe/ Já sei de antemão que você fez tudo por mim e jamais querer que eu sofra/ Pois sou seu único filho/ Mas contudo não posso fazer nada/ A barra tá pesada, mãe/ E quem tá na chuva tem que se molhar/ No início vai ser difícil/ Mas depois você vai se acostumar”.
Essa música foi tão marcante que é só ouvi-la para lembrar da novela “Locomotiva”, de Cassiano Gabus Mendes, que foi exibida pela Rede Globo em 1977, às 19h. Na direção dos 168 capítulos estiveram Régis Cardoso e Fabio Sabag. A abertura era de Hans Donner, com a música “Maria fumaça” (Black Rio).
A novela tinha como eixo central a família de Kiki Blanche (Eva Todor), uma ex-vedete de 54 anos. Longe da profissão há tempos, Kiki tinha a vida voltada para a família e seu Instituto de Beleza, na Zona Sul carioca, cuja gerência estava a cargo de Milena (Aracy Balabanian). Já imaginou o que pode acontecer num sofisticado salão de beleza de uma ex-vedete de teatro? É muita gente entrando e saindo ao mesmo tempo, fora as fofocas, o humor, os romances e as aventuras. Milena era a única filha legítima de Kiki. Além desta, ela tinha os filhos adotivos Fernanda (Lucélia Santos), Paulo (João Carlos Barroso), Renata (Thaís de Andrade) e Regina (Gisela Rocha) viviam desencontros amorosos da trama.


Foi um grande sucesso, principalmente entre os adolescentes da época, pois era um desfile de mulheres bonitas e charmosas, de todas as idades. Porém, como em toda boa novela tem que haver um conflito de amor. Fernanda se apaixonou por Fábio (Walmor Chagas), o mesmo homem amado por Milena. O clímax da trama aconteceu quando se revelou que Milena era a verdadeira mãe de Fernanda. Este era um dos grandes conflitos de “Locomotivas”, e Milena acabou desistindo de Fábio em nome da felicidade da filha. O rebu estava armado.
Enquanto o jovem Netinho (Dennis Carvalho), filho único, não conseguia se libertar da repressão de sua possessiva mãe, Margarida (Miriam Pires, que deu um show de interpretação), embalado pela música “Filho único”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na voz de Erasmo. Em meio a suas questões familiares, Netinho nem sequer percebia que sua vizinha solteirona Celeste (Ilka Soares), uma mulher mais velha, era apaixonada por ele, pois estava cego de amor por Patrícia (Elizângela).



“Locomotivas” foi a primeira novela totalmente gravada em cores para o horário das 19h, o que demandou maior cuidado da produção no visual dos atores, cenários, figurinos e locações. Sim, por que a novela anterior, ”Estúpido Cupido”, teve apenas seu último capítulo gravado a cores. Ela foi também a primeira novela das 19h a ter seu último capítulo reprisado no dia seguinte.
Curiosidades:
- Cassiano Gabus Mendes se inspirou em famosas vedetes, como Virgínia Lane, Nélia Paula e Mara Rúbia, para escrever a novela.



- Dennis Carvalho se destacou como Netinho, perseguido pela mãe repressora. Myriam Pires viveu, por sua vez, um de seus melhores momentos na TV.
- O ator português Tony Correia fez sucesso como Machadinho, que namorava Gracinha (Maria Cristina Nunes) e sofria com as intrigas de Lurdinha (Terezinha Sodré), uma falsa amiga de sua namorada. - Curiosidade, contada por Nilson Xavier em seu livro “Almanaque da telenovela”: reconhecendo os imbatíveis índices de audiência da novela, a TV Tupi publicou nos jornais de 14 de agosto de 1977 um anúncio surpreendente: “A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para às 19h30m. Assim você não perde as Locomotivas. Éramos Seis era a concorrente da novela da Globo no horário.
- Lucélia Santos, apenas um mês após o término de “Escrava Isaura”, surpreendeu o público e a crítica especializada ao sair de uma personagem submissa (Isaura) para outra rebelde (Fernanda).
- Durante os meses em que a novela ficou no ar, o penteado e a mochila usados pela personagem de Lucélia Santos viraram moda. Gente, olha que elenco maravilhoso essa novela possuía: Carmem Silva, Oswaldo Louzada, Castro Gonzaga, Célia Biar, Eloísa Mafalda, Gisele Rocha, Hélio Souto, Isaac Bardavid, Josephine Hélène, João Carlos Barroso, Lady Francisco, Monah Delacy, Roberto Pirillo, Rogério Fróes, Suzy Arruda, entre os já citados.


do Memória da tv e blog Nostalgia

5 comentários:

  1. A Globo podia ver uma nova versão desta novela que foi maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  2. a clobo deveria reprizar as novelas dos 70 aos anos 90 abraço a todos....

    ResponderExcluir
  3. FAÇO CRITICA DE NOVELA EU GOSTO DO PERSONAGEM DA RENATA VIVIDA TAIS ANDRADE ´
    PAULA CAMARGO

    ResponderExcluir
  4. O tempo passou mais rápido que uma locomotiva, sejamos nostálgicos e que reprisam a novela Locomotivas !������

    ResponderExcluir