segunda-feira, 8 de março de 2010

Meu Pé de Laranja Lima - Grande sucesso da TV Tupi

Meu Pé de Laranja Lima - TV Tupi


(Eva Wilma, como Jandira, numa cena da novela)


(Haroldo Botta, como Zezé).


As novelas da TV Tupi tinham um gostinho de quero mais. Quem assistiu as histórias exibidas naquela emissora, sabe do que eu estou falando.


É o caso da novela “Meu Pé de Laranja Lima”, de Ivani Ribeiro, baseada no romance homônimo de José Mauro de Vasconcelos, com exibição em 1970, às 18h30m.

A trama girava em torno das aventuras do herói mirim Zezé (Haroldo Bota), que pregava tremendos sustos às beatas da igreja e ao padre Rosendo (Abrão Farc), mas ele era um menino pobre de seis anos, inteligente, sensível e carente, mas ninguém tinha muita paciência com ele. O endiabrado garotinho saia pelas ruas fazendo mil travessuras. Ele dividia suas angústias com um pé de laranja lima que tinha no quintal de sua casa.

Inventando para si um mundo de fantasia. Mas ele saia pelas ruas fazendo mil travessuras. Aprende tudo sozinho, era um "descobridor das coisas". Percebeu que na vida existiam alegrias, como ter um amigo, e também tristezas, como quando o amigo vai embora para sempre. Uma de suas maiores surpresas foi perceber que podia cantar sem abrir a boca - ou seja, ficar pensando em música e deixá-la tocar dentro da cabeça.

Porém, ele descobriu a dor e a saudade, assim como a ternura e o carinho no afeto do solitário português Manuel Valadares (Cláudio Corrêa e Castro), o Portuga, como o menino o chamava.

O moleque se apaixonou pelo carro do português, como toda criança daquela época. Mas o tal portuga no início não gostava do garoto, mas com o tempo foi se apegando a ele, e por fim o convidava para dar umas voltinhas no automóvel, para o ciúme da empregada de Manuel, Nhá Vina (Geni Prado), que odiava as travessuras do menino e gostava do patrão.

Mas esses passeios só serviram para irritar ainda mais a sua amarga irmã Jandira, interpretada pela grande estrela da Tupi, Eva Wilma (que deu, mas uma vez, um verdadeiro show de interpretação). Ela, no entanto, só se acalmou quando conheceu e se envolveu por Raul (Carlos Zara). Muitos gostavam dele como a Prof.ª Cecília (Nicete Bruno) e o seu Ariovaldo (Guarnieri).

(A atriz Nicete Bruno foi a interprete da professora, esta foto é de outra novela).


Em casa, Zezé dividia suas dores com o irmão mais novo Luizinho (Douglas Mazzola) e com sua mãe Estefânia (Lélia Abramo). Mas era com a jovem irmã Godóia (Bete Mendes) que ele se entendia. Aliás, foi um belo trabalho da atriz, que marcou toda uma geração.

(A simpática Bete Mendes).

- Eu tive muita felicidade em ter feito esta novela, onde era dirigida pelo Zara e contracenava com Eva Wilma, Nicete Bruno, Douglas Mazzola e Haroldo (Bota).
Além de ter amado fazer a personagem Godóia - lembrou com carinho a simpática atriz Bete Mendes.

A novela agradou ao público de todas as idades, muitos remakes foram feitos, mas essa montagem foi marcante.

No elenco estavam também, entre outros, os atores Denis Carvalho, Jacyra Sampaio, Fausto Rocha, Henrique Martins e Renato Consorte. Na direção esteve Carlos Zara.

Em 1980, a TV Bandeirante apresentou uma nova versão da adaptação de Ivani Ribeiro, com Alexandre Raymundo e Dionísio Azevedo nos papéis principais. Anos depois, em 1999, a mesma emissora fez a terceira versão do romance de José Mauro, dessa vez adaptada por Ana Maria Moretzsohn, com o garoto Caio Romei e Gianfrancesco Guarnieri.

Mas nenhuma se compara com a primeira versão. As novelas da Tupi deixaram saudade.

Como não tenho vídeo da saudosa versão, a solução é ver uma cena legal da versão de 1980, com Zezé enfrentando o Portuga.

Abertura do remake da novela "Meu Pé de Laranja Lima", produzida e exibida pela Rede Bandeirantes entre 1980 e 1981. Era basicamente uma nova versão da trama escrita por Ivani Ribeiro e originalmente exibida pela TV Tupi em 1970, sendo um dos maiores sucessos da TV Brasileira e uma das novelas mais marcantes da emissora!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário