segunda-feira, 8 de março de 2010

Aplausos para Débora Duarte!

Aplausos para Débora Duarte!

A atriz Débora Duarte é uma das poucas do meio artístico que público sempre quer saber onde está, o que está fazendo, pois sente falta dela quando não está na televisão. Pois bem, atualmente ela está em cartaz na peça "Adorável desgraçada", de Leilah Assumpção, no Solar de Botafogo.

Este carinho com ela é fácil de ser explicado, pois a história da televisão se entrelaça com a vida dela, que foi biografada no livro "Débora Duarte - Filha da Televisão", de Laura Malin, da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que mostra sua trajetória, marcando seus principais papéis, além de mostrar o seu lado família e de poeta.
A história da TV e da atriz continuaram se entremeando.

Atriz e poetisa, Débora Susan Duke, nasceu a dois de janeiro de 1950, em São Paulo, é filha da atriz Marisa Sanches com o músico de jazz norte-americano Douglas Duke. Quando tinha um ano e oito meses, sua mãe se casou com o ator Lima Duarte, que se tornou, então, o seu pai.

Débora cresceu por entre os cenários do mundo da televisão, que, em São Paulo, nasceu no mesmo ano que ela: 1950.

Seus pais, como já falei, são grandes atores, que desbravavam, então, os caminhos da teledramaturgia brasileira na TV Tupi, aonde Débora viria a iniciar a sua carreira de atriz com apenas cinco anos de idade, no seriado "Ciranda, cirandinha", a convite da atriz Vida Alves. Ela acabou entrando na profissão de atriz naturalmente. Primeiro fez um comercial de pasta de dente, depois de bolacha, desfile de roupas infantis, e em seguida já estreava em novelas. Nascia, então, a atriz Débora Duarte!

O seu talento foi imediatamente reconhecido e, a partir daí, nunca mais parou, tornando-se a atriz que detém, até hoje, o recorde de trabalhos televisivos (entre novelas, tele-teatros, seriados, minisséries e especiais): mais de 60, em 54 anos de carreira!

Da Rede Tupi à Rede Globo, Débora passou por todas as emissoras brasileiras. “Eu nunca tive essa coisa de ser exclusiva, e também nunca gostei de ficar parada, onde me chamam, eu vou. E com muita satisfação de estar fazendo o meu trabalho”, diz.

(Paulo Autran e Débora)

No teatro, a atriz viria a estrear aos 16 anos, no "Teatro Alliance Française", arrecadando logo o prêmio de atriz revelação. A partir daí, também nunca mais parou de enriquecer os palcos do Brasil com o seu talento.

Já cinema, Débora, após recusar alguns convites no Brasil, veio a estrear, aos 20 anos, na França, onde protagonizou o filme "Celeste", no papel de uma portuguesa fugida da PIDE, obtendo uma crítica extraordinária e insistentes propostas no sentido de se estabelecer naquele país e aí prosseguir a sua carreira internacional. Mas Débora preferiu voltar para o Brasil.

(Débora contracena com Elza Gomes).

São inúmeras e magníficas as inesquecíveis atuações que a tornaram numa das mais premiadas, admiradas e amadas atrizes do Brasil e que a inscreveram definitivamente no patamar das estrelas. Lu, Marisa, Vilminha Lisboa, Maria do Socorro, Tia Sãozinha, Carola, Catucha, Angelina Gattai, Eloá Pellegrini, Teresa Giácomo... são apenas alguns exemplos antológicos da história da teledramaturgia brasileira.

(Debora e Regina Duarte)

Segundo Débora, um dos trabalhos mais difíceis foi o de Lu, em "Beto Rockfeller". Isso porque era dirigida pelo pai: “Pai é sempre mais exigente, porque ele não quer que os outros pensem que, porque é filho, vai rolar proteção”, lembra a atriz. Mas acha que estar nessa novela foi um “marco maravilhoso”, pela oportunidade de trabalhar com Cassiano Gabus Mendes, Bráulio Pedroso e, claro, o diretor que “era um escândalo”, Lima Duarte.

(Osmar Prado e Ela).

Maior polêmica causaria a cena da suporta masturbação de Catucha, na novela "Coração Alado", de Janete Clair, em 1980 (Rede Globo). É que para matar as saudades do ex-marido, Juca Pitanga (Tarcísio Meira), Catucha teve seu prazer solitário, na encenação da primeira masturbação da TV! A autora pediu ao diretor Roberto Talma uma cena forte, de sexo. Os ângulos mostraram a expressão de êxtase de Catucha, estirada sobre uma cadeira, e seus pés fazendo pequenos movimentos circulares. Logo após a exibição em fevereiro de 1981, sumiram do arquivo da emissora todas as cópias deste script, e a fita do histórico capítulo 171 foi apagada.

(Debora com Jardel Filho)

Como se não bastasse ser uma das grandes atrizes brasileira, o gênio artístico de Débora se estende também à poesia, tendo recebido elogios, enquanto poetisa, por parte de escritores de renome como Jorge Amado e Zélia Gattai.

(Debora e Ney Latorraca)

Em 1979, Débora também apresentou, juntamente com Antônio Marcos, o programa "Rosa e Azul", na TV Bandeirante.

(Ela e Fagundes)

Débora tem duas filhas, Daniela, nascida em 1975, filha do ator Gracindo Júnior, e Paloma, nascida em 1977, fruto do seu casamento com o cantor e compositor Antônio Marcos, tendo ambas enveredadas igualmente pela arte da representação. Débora também já tem duas netas, filhas de Paloma: Maria Luísa e Ana Clara.

(Debora, Paloma Duarte e Marcos Winter)













Nenhum comentário:

Postar um comentário