domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mico Preto Último Capítulo

Novela de Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho.Colaboração de Dulce Bressane com direção de Denis Carvalho e Denise Saraceni.

Luiz Gustavo estava à frente dessa comédia considerada cínica e que exibia um desajuste entre seus autores. Wálter Negrão foi convocado para coordenar os textos e recriar o desenvolvimento da trama.
O humor, no entanto, ficou com as fragilidades de Zé Luís (Miguel Falabella) e José Maria (Marcelo Picchi), que desenvolviam um caso homossexual enrustido com muita propriedade.
A polêmica com o mico leão-dourado que aparecia na abertura causou mais alarde que a própria novela - a Sociedade Protetora dos Animais considerou as imagens abusivas.
Abertura da novela "Mico Preto", de Leonor Bassères, Marcílio Moraes e Euclydes Marinho, exibida pela Globo em 1990 no horário das 19:00h.
Essa abertura causou muita polêmica em 1990, por mostrar um Macaco-Prego (animal silvestre ameaçado de extinção) fora de seu habitat natural, o que era proibido por lei, então a sociedade protetora dos animais entrou na justiça para tirar a abertura do ar, porém o juiz que julgou o caso negou o pedido, pois estaria censurando uma obra artística, o que também era proibido por lei. o máximo que aconteceu foi a globo colocar nos créditos finais o seguinte texto: NENHUM ANIMAU FOI MORTO, FERIDO OU HUMILHADO PARA A REALIZAÇÃO DESTA OBRA.


Mas se vemos a abertura em câmera lenta, ou pausarmos o vídeo, vemos nítidamente que o pobre macaquinho está amarrado por um cordão em sua cintura.
Abertura da novela "Pedra Sobre Pedra",exibida de 6 de janeiro a 31 de julho de 1992,pela Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário