terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Remakes de telenovelas

Há tempos a teledramaturgia brasileira vem sendo relembrada, e não são apenas os trabalhos da Globo (maior produtora de novelas do país). Quando o folhetim é bom e faz história, o público pede bis. Estão aí os remakes, que não deixam mentir. Listamos dez versões atualizadas pela televisão


PARAÍSO (1982 e 2009)

Crédito: Divulgação | Gustavo Scatena

Em 1982, Benedito Ruy Barbosa escreveu Paraíso, que contava a linda história de amor entre Santinha e o Filho do Diabo. Na época, a novela das seis foi protagonizada por Kadu Moliterno e Cristina Mullins. Hoje, 27 anos mais tarde, o mesmo Benedito produz a novela novamente, exibida no mesmo horário, mas agora protagonizada por Eriberto Leão e Nathália Dill.

SINHÁ MOÇA (1986 e 2006)

Crédito: Irineu Barreto Filho | Márcio de Souza/Rede Globo/Divulgação

Sinhá Moça (Globo), exibida em 2006, levou às telinhas Débora Falabella e Danton Mello pela primeira vez como protagonistas. Eles formaram o par romântico do remake que 20 anos antes foi interpretado por Lucélia Santos e Marcos Paulo. Novamente ele, Benedito Ruy Barbosa, autor da obra.

CABOCLA (1959, 1979 e 2004)

Crédito: Joel Maia | João Miguel Junior/Rede Globo/Divulgação

Se um é bom, dois é pouco, três é sensacional. Foi assim com Cabocla. O romance de Ribeiro Couto teve três regravações. Primeiro na TV Rio, com Glauce Rocha e Sebastião Vasconcelos como Zuca e Luís Jerônimo. A segunda versão, de Benedito Ruy Barbosa, foi protagonizada por Glória Pires e Fábio Jr. A terceira produção seguiu fielmente a segunda e teve Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira nos principais papéis.

O PROFETA (1977 e 2006)

Crédito: Paulo Salomão | Rede Globo/Divulgação

Grande sucesso da extinta TV Tupi, a trama O Profeta, de Ivani Ribeiro, foi adaptada por Thelma Guedes e Duca Rachid e supervisionada por Walcyr Carrasco. A segunda versão não seguiu fielmente a história original, com novos nomes, núcleos e personagens. Carlos Augusto Strazzer foi o protagonista Daniel. Em 2006, Thiago Fragoso e Paola Oliveira formaram o par romântico e central da trama.

PECADO CAPITAL (1975 e 1998)

Crédito: Rede Globo/Divulgação | André Lobo

A primeiro trama a cores exibida em horário nobre. Pecado Capital foi escrita por Janete Clair e regravada por Glória Perez. Após 23 anos, ela foi veiculada no horário das seis e com algumas modificações: Francisco Cuoco participou das duas versões. Na primeira, na pele do protagonista Carlão, que na trama de Glória foi interpretado por Eduardo Moscovis. Betty Faria deu seu lugar a Carolina Ferraz.

ESCRAVA ISAURA (1976 e 2004)

Crédito: Rede Globo/Divulgação | Rede Record/Divulgação

Em 1976, a Rede Globo levou ao ar a novela Escrava Isaura, que contou a história da escrava maltratada por seu dono, Leôncio (Rubens de Falco). O sucesso revelou o talento de Lucélia Santos, que viveu a escrava. Anos mais tarde, a Rede Record baseou-se no livro homônimo de Bernardo Guimarães e regravou a trama. A escrava foi interpretada por Bianca Rinaldi e Leôncio por Leopoldo Pacheco.

SELVA DE PEDRA (1972 e 1986)

Crédito: Divulgação | Reprodução

Janete Clair conseguiu 100% de audiência logo no primeiro dia de exibição da novela, em 1972. Os personagens centrais foram vividos por Francisco Cuoco e Regina Duarte. A regravação, em 1986, foi dirigida por Walter Avancini e protagonizada por Tony Ramos e Fernanda Torres. Também foi um sucesso!

MULHERES DE AREIA (1974 e 1993)

Crédito: Paulo Salomão | Jorge Cysne | J. Ferreira da Silva | Jorge Cysne

Ivani Ribeiro escreveu a novela que contava a história de Tonho da Lua (Gianfrancesco Guarnieri) - ele fazia esculturas nas areias da praia de Pontal D'Areia -, que se apaixona pela doce Ruth (Eva Wilma), irmã gêmea da malvada Raquel (Eva Wilma). Na segunda versão, em 1993, Marcos Frota faz Tonho e Glória Pires vive as gêmeas.

ANJO MAU (1976 e 1997)

Crédito: Luiz Garrido | Rede Globo/Divulgação

Escrita por Cassiano Gabus Mendes em 1976 e reescrita por Maria Adelaide Amaral em 1999,Anjo Mau contou a história de Nice, uma babá ambiciosa e malvada, que queria subir na vida a qualquer custo. Na primeira versão Susana Vieira dá vida à babá, que renasce na pele de Glória Pires.

IRMÃOS CORAGEM (1970 e 1995)

Crédito: Rede Globo/Divulgação | Alexandre Sant'Anna

Adaptada por Dias Gomes e Marcílio Moraes, o remake de Irmãos Coragem, originalmente escrito por Janete Clair, foi uma comemoração aos 30 anos da Rede Globo. Na versão de 1970, os três irmãos foram Tarcísio Meira (João Coragem), Cláudio Cavalcanti (Jerônimo Coragem) e Cláudio Marzo (Eduardo Coragem). A adaptação levou às telinhas Marcos Palmeira, Ilya São Paulo e Marcos Winter.

Fonte: Contigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário