domingo, 28 de fevereiro de 2010

Eva Wilma Riefle Buckup, A dama da tv

Mariana (Monique Cury) acusa Neusa (Monica Carvalho) de ter estragado sua melhor roupa, mas Zuleika (Eva Wilma) a defende.

Cena da novela História de Amor, de Manoel Carlos, exibida às 18 horas em 1995.
Eva Wilma um dos personagens da tv, teatro e do cinema brasileiro.

Atriz, traiçoeira mulher, esposa gentil, um médico - Tipos como esses estão no coração da platéia sempre. Eva ama o mundo, milhões de pessoas. Estes vídeos são dedicados à atriz maior do nosso tempo.

Eva Wilma Riefle Buckup (São Paulo, 14 de dezembro 1933) é uma atriz brasileira.

Filha de alemães da Floresta Negra, seu pai era cantor lírico e sua mãe era pianista. Como todo europeu estimularam a sua filha para que fizesse educação artística. E ela estudou piano, canto, violão e balé.

Iniciou a carreira profissional como bailarina clássica. Dançou no balé do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954. Conheceu o ator John Herbert no Teatro de Arena, e o acompanhou um dia à Companhia Vera Cruz para fazer um teste pro filme Angela.

Reconhecida pelo público brasileiro como Eterna Dama da Teledramaturgia.

Passou pelas TV Tupi e TV Record de São Paulo, deste 1980 está na Rede Globo, onde é reconhecida pelos trabalhos que ao longo de sua vida artística tem sido aplaudida pelo público brasileiro e estrangeiro, vista em mais de 66 país pela suas brilhantes participações no Teatro, Cinema e Televisão.

Estrelou a peça Black-Out em 1967, no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo. Elenco composto por Gianfrancesco Guarnieri, Stênio Garcia, a estreante no palco Regina Duarte, Geraldo Del Rey ,Newton Prado e Ivan de Albuquerque. Com grande sucesso de público. Sendo indicada para o Prêmio Molière como melhor atriz de teatro.

Sofreu um grave acidente automobilistico indo para o interior de São Paulo, junto com o ator Marco Nanini.

Eva foi casada com os atores John Herbert, com quem teve dois filhos, chamados Vivian e John Jr. e com Carlos Zara, por 23 anos.

As personagens que mais marcaram sua carreira foram: Lili do seriado mais longo da televisão Alô Doçura(1954/1964), Laura,Sandra e Márcia de Prisioneiros de um Sonho (1964), Patrícia de Angústia de Amar (1967), Marcela e Roseli de O Amor tem Cara de Mulher (1967), Jandira de Meu Pé de Laranja Lima (1970), as gêmeas Ruth e Raquel de Mulheres de Areia (1ª versão - 1973), Jô Penteado de A Barba Azul (1974), Dinah de A Viagem(1975), Sônia de O Julgamente (1976), Maria Helena de O Direito de Nascer (1978), Rebeca de Plumas e Paêtes (1980) Márcia de Elas por Elas (1982), Francisca Moura Imperial de Tranças e Caretas (1984), Maura de Roda de Fogo (1987), Penélope de Sassaricando (1988), Hilda de Pedra Sobre Pedra (1992), Tereza de Pátria Minha (1994), Zuleica de História de Amor(1996), Marieta de O Rei do Gado(1997), Altiva de A Indomada (1997) e Marta do seriado Mulher (1998/2000), Rosa de Esperança (2002), Lucrécia de Começar de Novo, e Cândidadas seis da tarde.

Eva Wilma foi reconhecida como Primeira Dama da Telenovela brasileira em 1973 quando fazia a novela Mulheres de areia, andes ela já tinha sido reconhecida como a doçura do povo brasileiro pela atuação em Alô Doçura seriado que teve duração de dez anos Guiness Book, por muitos anos fez par romântico com John Herbert e transformaram-se no casal principal da televisão até 1970.Gustavo (Kadu Moliterno) causa um acidente envolvendo Estér (Patricia Pillar), do qual acaba sendo vítima também. Nos bastidores Kadu Moliterno e Eva Wilma se emocionam de verdade.Sassaricando cap 7 1987 - Rebeca, Penélope e Leonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário