domingo, 31 de outubro de 2010

LOUCO AMOR [1983]

LOUCO AMOR [1983]

Sinopse
A jovem e rica Patrícia é apaixonada por Luís Carlos, filho de Isolda, a empregada doméstica da família Dumont. Mãe e filho sempre moraram como funcionários na mansãodo embaixador André e sua esposa, Renata Dumont, os pais de Patrícia. Um segredo dopassado prende Isolda àquela casa e à sra. Dumont. No aniversário da moça, Luís Carlos é proibido de entrar no salão por Renata, que somente permite que ele guarde os carros e não se esqueça de sua condição social inferior.


Com essa situação de injustiça, nasce a raiva e a fúria que irá modificar inteiramente orelacionamento entre eles: Luís Carlos solta os cães, que invadem o salão e atacam André, o qual fica coxo em conseqüência dessa investida. Para impedir a união de Luís Carlos e Patrícia, Renata manda a filha para a Europa.
Seis anos depois, Luís Carlos fica sabendo que Patrícia vai voltar ao país. A partir daí, iniciam-se a história e o confronto entre dois mundos bastante diferentes. Patrícia retorna com um filho e é obrigada pela mãe a esconder a paternidade da criança. Enquanto isso, Luís Carlos se apaixona por Cláudia, antiga colega de faculdade, moça pobre e batalhadora, porém ambiciosa, e que se envolve por interesse com Lipe, filho dos Dumont. Mas Renata continua a lutar contra a união de sua família com pessoas de classe social inferior, e fará de tudo para impedir essa união, como já acontecera com sua filha.


Contudo, o alvo de Renata é também o seu velho cunhado Edgar (com seu bordão "E-E-E eu não sei?!"), que se apaixonou pela simplória manicure Gisela, a qual ele chama de Gisele. Contra as injustiças de Renata Dumont está Mouriel, amiga da família, uma mulhercasada com um homem mais jovem, Guilherme, o proprietário da revista Stampa.
Elenco em ordem de abertura


Fábio Júnior - Luís Carlos Becker
Glória Pires - Cláudia
Bruna Lombardi - Patrícia Dumont
Christiane Torloni - Lúcia
Lauro Corona - Lipe (Felipe Dumont)
Beth Goulart - Carlinha
José Lewgoy - Edgar Dumont
Nicette Bruno - Isolda Becker

Mário Lago - Agenor Rocha
Carlos Eduardo Dolabella - Fernando Lins
Fernando Torres - Alfredo
Arlete Salles - Isadora
Mauro Mendonça - Embaixador André Dumont
Yolanda Cardoso - Alda Maria
Lourdes Mayer - Raquel
Rosita Thomaz Lopes - Nanda
Lady Francisco - Gisela
Chica Xavier - Denise
Cláudia Costa - Mônica
Bia Seidl - Luciana
Clementino Kelé Gonçalo
Rosane Gofman - Estelinha
Participações especiais

Antônio Fagundes  - Jorge Augusto
Carlos Alberto Riccelli - Márcio
Atrizes convidadas


Tônia Carrero - Mouriel
Tereza Rachel - Renata Dumont (Agetilde Rocha)
Reginaldo Faria como Guilherme

Elenco de apoio
Beatriz Segall - Lourdes Mesquita
Joana Fomm - Laura(falecida esposa de Edgar)
Edson Celulari - Marcelo Paiva(rico pretendente apresentado por Renata a Patrícia no primeiro capítulo)
Carlos Gregório - Eurico(divide apartamento com Luís Carlos no primeiro capítulo)
Armando Bogus - Sampaio
Francisco Milani - Vicente
Otávio Augusto - Rodolfo
Neuza Amaral - Margarida
Stepan Nercessian - Pedro
Ary Coslov - Alberto Zelner
Ivan Cândido - Inspetor Cunha
Zeni Pereira - Zefa
Lídia Mattos - Dirce
Paulo Pinheiro - Dr. Cardoso
Gilberto Martinho - Dr. Sílvio Acácio(pai de Márcia)
Hemílcio Fróes - Médico de Edgar
Marco Miranda - Detetive contratado por André para investigar Renata
Paulo Villaça
Thelma Reston
Milton Moraes - Sérgio
Ilka Soares - Márcia
José Leonardo - Marquinho (Marcos Dumont Becker)
Eduardo de Michellis - João
Luciano Sabino - Dudu
Telmo Faria - Walter
Glória Alves - Daniela
Adelaide Conceição - Débora
Desireé Vignolli - Maria Luiza
Paula Bokel - Neli
Márcia Gastaldi - Nilda
Francisco Nagen
Carlos Tatiano
Fredy Monteiro
Tônia Olivier
Manoel Eliziário


LOUCO AMOR [1983] - RESUMO DA NOVELA
de Gilberto Braga, exibida pela TV Globo de 11/04/83 a 21/10/83 as 20 hrs em 167 caps.
Será extraido do livro da coleção AS GRANDES TELENOVELAS, lançado em 1985.
Quem assistiu vai relembrar, quem não viu vai conhecer a história de uma das melhores novelas do mestre Gilberto Braga.

A exemplo do que havia acontecido em Água-Viva, três anos antes, Tônia Carrero perdeu o papel de vilã numa novela de Gilberto Braga. A personagem Renata Dumont foi para a atriz Tereza Rachel.
Os dois casais de protagonistas eram casados na vida real. Bruna Lombardi com Carlos Alberto Ricelli e Fábio Júnior com Glória Pires.
Bruna Lombardi teve que se ausentar por um período da novela. Em cena, comentou-se que Patrícia, sua personagem, teria ido à São Paulo, visitar a prima Juliana, alusão à personagem de Maitê Proença em Guerra dos Sexos, novela da emissora das 19 hs, na época.
O clima pesado entre os protagonistas fez com que alguns desfechos fossem alterados. Bruna Lombardi não se entendia com Fábio Júnior e o personagem dele terminou a novela ao lado de Cláudia. Glória Pires, a intérprete de Cláudia era sua esposa na época em, já em fase de separação, teve que gravar as últimas cenas românticas de sua personagem ao lado do personagem de Fábio.
O tema de abertura, Nosso Louco Amor, interpretado pelo grupo Gang 90 e As Absurdettes, fez sucesso na época, sendo considerado um dos hits dos anos 80.


Gilberto Braga afirma que essa novela foi a que menos gostou de ter escrito: "Foi a minha novela mais chata", disse em entrevista de2004. Curiosamente, a trama foi um sucesso. Existia o clima folhetinesco que envolvia a personagem Renata Dumont, a sustentação de toda a trama, numa antológica interpretação de Tereza Rachel.
Destaque para o casal vivido por José Lewgoy e Lady Francisco, que foi um enorme sucesso. Era de Lewgoy, o inesquecível bordão "E, eu eu, não sei?!"
Luís Carlos chamava Agenor, o pai de Renata, de pai, já que ele havia ajudado Isolda a criá-lo.
Primeira novela de Rosane Gofman.
Teve título provisório de Sangue Leve.
A TV Azteca realizará o remake da novela intitulado "Entre el amor y el deseo" prevista para 2010. Será a primeira novela da emissora mexicana em parceria com a Rede Globo.

LOUCO AMOR - SINOPSE
A jovem e rica Patrícia [Bruna Lombardi] é apaixonada por Luís Carlos [Fábio Júnior], filho de Isolda [Nicette Bruno], a empregada doméstica da família Dumont. Mãe e filho sempre moraram como funcionários na mansão do embaixador André [Mauro Mendonça] e sua esposa, Renata [Tereza Rachel] os pais de Patrícia. Um segredo do passado prende Isolda àquela casa e à sra. Dumont. No aniversário da moça, Luís Carlos é proibido de entrar no salão por Renata, que somente permite que ele guarde os carros e não se esqueça de sua condição social inferior.
Com essa situação de injustiça, nasce a raiva e a fúria que irá modificar inteiramente o relacionamento entre eles: Luís Carlos solta os cães, que invadem o salão e atacam André, o qual fica coxo em conseqüência dessa investida. Para impedir a união de Luís Carlos e Patrícia, Renata manda a filha para a Europa.
Seis anos depois, Luís Carlos fica sabendo que Patrícia vai voltar ao país. A partir daí, iniciam-se a história e o confronto entre dois mundos bastante diferentes. Patrícia retorna com um filho e é obrigada pela mãe a esconder a paternidade da criança. Enquanto isso, Luís Carlos se apaixona por Cláudia [Glória Pires], antiga colega de faculdade, moça pobre e batalhadora, porém ambiciosa, e que se envolve por interesse com Lipe [Lauro Corona], filho dos Dumont. Mas Renata continua a lutar contra a união de sua família com pessoas de classe social inferior, e fará de tudo para impedir essa união, como já acontecera com sua filha.
Contudo, o alvo de Renata é também o seu velho cunhado Edgar [José Lewgoy], que se apaixonou pela simplória manicure Gisela [Lady Francisco], a qual ele chama de Gisele. Contra as injustiças de Renata Dumont está Muriel [Tônia Carrero], amiga da família, uma mulher casada com um homem mais jovem, Guilherme [Reginaldo Faria], o proprietário da revista Stampa.
CAP.01
Aguardando a hora de sair para a cerimônia de formatura, Luiz Carlos [Fábio Júnior], folheava distraidamente o jornal. Estava desanimado pois o diploma do curso de Comunicação, que receberia naquela tarde, não lhe garantira ainda, melhor emprego que o de vendedor em uma loja de calçados, além do mais, teria de devolver em três dias o apartamento minúsculo que dividia com um colega de turma.
Ao abrir a página de coluna social, uma nota lhe chamou a atenção. Depois de seis anos, o embaixador do Brasil em Londres, André Dumont [Mauro Mendonça], retornava ao Brasil com a famíla.
Seis anos sem ver Patrícia [Bruna Lombardi], paixão da sua vida, com quem não deixara de sonhar uma noite sequer, sempre na esperança de tê-la novamente em seus braços.
Luiz Carlos lembrou-se da última vez que estivera com Patrícia.
1974 - Numa festa em grande estilo na mansão do tio Edgar [José Lewgoy], Patrícia comemorava seus dezessete anos, Luiz Carlos trabalhando como garçom servia aos inúmeros convidados vestidos a black-tie que desfilavam pelos salões da mansão. O barulho da música que se misturava as risadas o deixava tonto, ele disfarçava o ódio e a humilhação que Renata [Tereza Rachel] havia lhe imposto, transformando-o de convidado a garçom.
Ela o chatageava pois havia descoberto o romance secreto dele com Patrícia, ela jamais permitiria que sua enteada se relacionasse com o filho da cozinheira, Isolda [Nicette Bruno], caso ele se recusasse ela o entregaria a André.


Não satisfeita, Renata fazia questão de apresentar Patrícia a possíveis pretendentes entre eles Marcelo Paiva [Edson Celulari], filho de um conhecido juíz, Marcelo admirado com a beleza de Patricia cortejava-a sem saber que estava sendo utilizado pra castigar Luiz Carlos.
Com a festa chegando ao fim, Patrícia inventou uma desculpa e se retirou para o quarto, livrando-se de aturar Renata e sua insistência. Luiz Carlos recolhia sobras da festa quando ouviu a voz de Renata, que havia percebido sua presença.
Ela conversava com o filho do juiz e propositadamente fez com que ele deixasse cair as chaves do carro no gramado.
Então ela chamou Luiz Carlos e mandou que ele as apanhasse, de modo a obrigá-lo a se agachar diante do rapaz. Em seguida ordenou impaciente que ele fosse buscar o automóvel, ele não conseguia acreditar, dessa vez ela havia passado dos limites. Tomado de rancor ele fingiu obedecer, mas ao passar pelo canil destrancou a portinhola e deixou que todos os cães escapassem.
Como que solidários a Luiz Carlos, os cães furiosos atacaram Renata e o filho do juiz, depois espalharam-se pela festa provocando o terror. O embaixador André Dumont que tentava se refugiar no segundo andar ao perceber um dos animais no topo da escada, rolou os degraus, a festa terminou no hospital com algumas pessoas feridas entre eles Renata e André.
Por uma empregada Renata ficou sabendo que havia sido Luiz Carlos o responsável, então ele foi proibido de voltar a por os pés naquela casa, enquanto André nomeado pra assumir a embaixada em Buenos Aires, embarcou com a família poucos dias depois.
CAP.02
Distraido com as lembranças do passado, Luiz Carlos vê Isolda se aproximando e dispara:
- Patrícia vai chegar, não é?
A pergunta pega Isolda de surpresa, sentados no bar do Hotel Intercontinental, eles faziam hora para o início da cerimônia de colação de grau.
Inicialmente hesitante, Isolda terminou confirmando a chegada de Patrícia na manhã seguinte, alertou porém que ele não deveria procurá-la em hipótese alguma, pois significava colocar o emprego dela em risco, em seguida pra encerrar a conversa ela tirou da bolsa uma caixa com uma caneta de ouro e deu de presente a Luiz Carlos. Ele ainda tentou reiniciar o diálogo, convidando-a pra jantar, mas ela disse que não poderia aceitar.
Luiz Carlos muito magoado, esforçou-se para conter as lágrimas. Que mãe era aquela afinal, que lhe dava um presente como aquele, mas que era incapaz de um gesto de carinho?
Quando Isolda foi embora, depois de encerrada a cerimônia, Luiz Carlos não se conteve, e atirou a caneta longe. À distância, um homem de barba e cabelos grisalhos o observava, então ele se aproximou a fim de consolar Luiz Carlos, disse que se chamava Alfredo [Fernando Torres], e que era pai de uma das colegas de turma dele, Cláudia [Glória Pires].
Sem querer ele havia escutado algumas conversas e ficara sabendo por terceiros das dificuldades do rapaz.
Por isso, o convidava a dividir o quarto em que morava, num velho casarão no centro do Rio.
Explicou que não havia muito conforto, mas servia como solução temporária até o rapaz arrumar um emprego melhor e poder morar sozinho. Tocado pelas palavras daquele homem, que sem jamais tê-lo visto, mostrava-se tão solidário, Luiz Carlos aceitou.
De alguma forma Alfredo identificava-se com Luiz Carlos. Frustrado profissionalmente como fotógrafo e separado da mulher Isa [Arlete Salles], tinha duas filhas do casamento com ela; a mais velha Cláudia, inteligente e ambiciosa, sonhava tornar-se uma grande jornalista e o desprezava. Carlinha [Beth Goulart], a caçula, ao contrário da irmã, gostava do pai.
Despretensiosa como ele, trabalhava como vendedora em uma butique.
A falta de perspectivas na vida, e o fato de não conseguir ajudar Isa na criação das filhas empurrava Alfredo para a bebida.
Momentos mais tarde, no quarto de Alfredo, Luiz Carlos arrumando suas coisas colocou uma foto de Patrícia sobre a mesa de cabeceira.
- Como é o nome dela? - quis saber Alfredo. - É linda!
- Patrícia. E deve estar agora voando sobre o Oceano Atlântico. Eu dava tudo, tudo pra saber se ela ainda pensa em mim...
Motivado pelo interesse de Alfredo, Luiz Carlos contou que ainda pequeno fora viver na casa de Edgar Dumont, onde Isolda se empregara como cozinheira. Naquela época Laura [ Joana Fomm] ainda era viva. Luiz Carlos convivia em pé de igualdade com os sobrinhos de Edgar, Patrícia e seu irmão Felipe [Lauro Corona], sempre que o embaixador André Dumont vinha com a família passar férias no Brasil. A paixão por Patrícia vinha desde que eram crianças. A medida que o tempo passava, ela se intensificou e eles planejavam se casar.
Contrariada com a relação que a enteada tinha com o filho da empregada, Renata fez de tudo e acabou conseguindo separá-los. Patrícia se mudou com a família pra Buenos Aires e em seguida foram para Londres.
Na manhã seguinte, a família de André Dumont chegou ao Rio acrescida de João [Eduardo de Michellis], um garoto de cinco anos adotado por André e Renata.
Edgar, a quem não agradava a idéia de crianças pequenas correndo pela casa, queixou-se com Gonçalo [Clementino Kelé], seu motorista.
Por conta de uma esclerose, ele balbuciava as palavras, fazendo um grande esforço pra pronuniciá-las. A doença vivia lhe criando constrangimentos, na véspera, confundindo a data do aniversário de sua falecida esposa Laura com a chegada de André, levara ao aeroporto as flores que mandara comprar pra colocar no túmulo da mulher.
CAP.03
Assim que Renata entrou na mansão se dirigiu à Isolda, perguntando sobre Luiz Carlos, se ele havia esquecido Patrícia. Isolda respondeu que de acordo com as ordens recebidas, ele jamais voltara aquela casa, Renata ainda pediu pra ser informada caso Patrícia demonstrasse qualquer interesse em obter notícias dele.
Luiz Carlos por sua vez, não resistindo à saudade, desobedeceu aos conselhos da mãe, e foi à mansão na esperança de ver Patrícia de perto. Logo ao entrar estranhou a presença do menino, pelo que ele conhecia de Renata, ela jamais adotaria uma criança. Isolda ao vê-lo implorou pra que ele fosse embora, nesse instante sem perceber a sua presença, Patrícia entra de surpresa na cozinha. Continuava linda, deslumbrante, Luiz Carlos tremeu, nervoso.
Desempregado, sem ter vencido na vida, não tinha coragem de encará-la, deprimido partiu sem falar com ela.
Na noite seguinte foi oferecido na mansão um jantar ao casal Lúcia [Christiane Torloni] e Fernando [Carlos Eduardo Dolabella], o braço direito nos negócios de Edgar.
Ao se retirarem da mesa após o término do jantar Renata o segurou pelo braço esperando que todos se afastassem. Ela ouvira uma conversa de Edgar em que ele dizia que pretendia fazer um testamento, o que lhe parecia desnecessário pois Lipe e Patrícia eram os herdeiros naturais do tio, Fernando disse a ela que Edgar e André tinham um irmão que havia cometido um crime, matando um homem e suicidando-se em seguida, por causa de uma mulher. Quando Bernardo, o irmão, cometera o crime, a mulher estava esperando um filho, logo ele teria direito a herança tanto quanto Lipe e Patrícia. Na opinião de Fernando no entanto, não havia a menor chance de encontrar esse herdeiro, o que deixou Renata satisfeita.
Depois de uma tarde inteira de espera, Luiz Carlos afinal conseguiu que Guilherme [Reginaldo Faria] o recebesse. Intimidado, entrou no escritório e fechou a porta.
Conseguir um emprego na revista Stampa era a oportunidade que ele precisava pra dar um novo rumo em sua vida.
Guilherme continuava resolvendo negócios ao telefone. Era um homem relativamente jovem e muito charmoso, casado com uma mulher dez anos mais velha, mas muito bonita, Muriel [Tônia Carrero], que também era produtora de moda na revista.
Luiz Carlos examinou rapidamente o escritório, as capas da revista transformadas em posters, a estante cheia de livros, a mesa coberta de folhas de papel.
Ele havia chegado até lá graças à Denise [Chica Xavier] empregada dos Dumont e que intercedera junto a mãe de Guilherme, Nanda [Rosita Thomaz Lopes], para que fosse dada uma oportunidade a ele.
- Você é conhecido de minha mãe, não é? - disse ele ao desligar o telefone.
- Mais ou menos, ela conhece um pouco a minha mãe.
Conversaram rapidamente e logo Guilherme pediu o curriculum do rapaz.
Notando que ele não tinha nenhuma experiência, apenas o curso de Comunicação, disse que infelizmente não poderia contratá-lo. Luiz Carlos ja estava deixando o escritório, quando Mônica [Cláudia Costa], a secretária, informou a Guilherme que Raimundo o office-boy da revista tornara a faltar. No mesmo instante ele ofereceu o cargo a Luiz Carlos, que almejando um futuro dentro da revista aceitou prontamente. Não se tratava da função ideal, mas era a oportunidade de estar inserido dentro do ambiente profissional que ele queria, e o salário seria melhor que o da loja de calçados.
Do lado de fora, Cláudia [Glória Pires] que havia acompanhado Luiz Carlos, encontrara com a mãe de Guilherme, Nanda e conversavam sobre o livro que Nanda terminara de editar, "Nossa Sociedade", um catálogo exclusivo com os contatos da alta sociedade carioca.
Assim que Luiz Carlos deu a notícia de sua contratação e soube por Nanda da relação de parentesco entre Guilherme e Fernando temeu por seu futuro. Lúcia, mulher de Fernando era irmã de Guilherme e filha de Nanda, Fernando era ligado aos Dumont e mais cedo ou mais tarde Renata saberia o seu novo local de trabalho.
CAP.04
A preocupação de Luiz Carlos tinha fundamento, Renata o havia procurado na loja de calçados, pois ficara sabendo que ele estivera na mansão, e decidira forçá-lo a desistir de qualquer pretensão em tentar rever Patrícia, disse que uma moça como ela jamais se envolveria com um mero vendedor de sapatos e que ele deveria desaparecer pra sempre da vida deles.
Nanda no entanto percebendo o nervosismo do rapaz procurou acalmá-lo, afirmando que conversaria com Renata pra deixá-lo em paz.
Cláudia era uma jovem bastante ambiciosa e tinha motivos de sobra pra acompanhar Luiz Carlos naquela tarde, Cláudia também queria uma oportunidade de trabalho na Stampa, quando ela estava esperando pra ser recebida por Guilherme ouviu Muriel dizendo que eles pretendiam convencer o próprio Fernando a posar para os anúncios publicitários da fábrica de tecidos de Edgar, a qual Fernando era o diretor. Então ela disse que esse era um trabalho pra uma mulher jovem e que tivesse todo o charme e paciência no trato com um homem mais velho, pediu pra ser mandada pra falar com ele e conseguiu de Guilherme a promessa de uma contratação na revista caso conseguisse persuadí-lo a fazer as fotos.
A tarefa se mostrou ingrata, no mesmo dia ela foi até à fábrica pra falar com Fernando, foi tratada com frieza e descrédito, além disso recebeu respostas desaforadas dele, por outro lado, teve a oportunidade de conhecer Lipe [Lauro Corona], sobrinho de Edgar que a mando de Renata havia ido à fábrica se informar com Fernando sobre o que herdaria de Edgar num possível testamento.
Na manhã seguinte Luiz Carlos se apresentou na Stampa. Estava tão animado com tudo que não percebeu a presença de Márcio [Carlos Alberto Ricceli], um jovem modelo que fotografava pra revista, e que falava ao telefone.
Luiz Carlos ficaria atônito se soubesse que do outro lado da linha estava Renata, e que eles estavam marcando um encontro pra logo mais.
Se essa surpresa lhe escapara, outra, bem mais agradável, não.
Ao voltar da rua, depois de terminadas as tarefas que haviam lhe incumbido, deu de cara com Patrícia na sala de espera da revista.
Luiz Carlos não conseguiu esconder a surpresa e o constrangimento diante da situação inesperada, após esse momento em que se notava a ansiedade em ambas as partes, ele discretamente pediu à Mônica [Cláudia Costa] a secretária, uma quantia de dinheiro emprestado, e tomado de coragem convidou Patrícia para almoçar.
Sentados num restaurante afastado na Barra da Tijuca, lembraram do passado, quando Patrícia o deixou esperando no aeroporto do Galeão, frustrando o plano de fuga que não tivera a coragem de assumir, mas a barra pesou quando o assunto recaiu sobre João, o menino que Luiz Carlos vira na casa de Edgar. Os dois discutiram, ela insistindo que o menino era seu irmão adotivo, e ele não querendo acreditar.
Por achá-la mentirosa, Luiz Carlos atirou o dinheiro da conta sobre a mesa e saiu do restaurante, Patrícia foi atrás e alcançou para dizer que o amava. Na porta do restaurante de frente para a praia e depois de seis anos os dois voltavam a se beijar, beijos de paixão ardente, tão intensa como antes. Aquele encontro valeu a Luiz Carlos a certeza de que Patrícia e ele teriam chance de um recomeço e a bronca de Mônica por atrasar-se logo no primeiro dia de trabalho.
Longe dali, Renata tocou a campainha da casa do pai, Agenor [Mário Lago], logo que entrou viu que Márcio o aguardava bem a vontade na sala de estar, os dois se abraçaram demonstrando bastante carinho e intimidade, logo depois Agenor saiu da sala, deixando-os à sós.
Viram fotografias de Renata em Londres e conversaram sobre o futuro. Nos planos dela, assim que André conseguisse um novo posto, e ela apostava em Washington, ela faria o que fosse preciso para ter Márcio por perto, antes de se despedirem ela fez um cheque pra ele e marcaram um novo encontro sigiloso.


CAP.05
Na noite de sexta feira, Nanda reuniu a nata da alta sociedade carioca em torno de um jantar preparado pra recepcionar Renata em sua volta ao Brasil. Acompanhada de Lipe, Patrícia e Edgar ela adentrou ao salão deslumbrante, num tomara que caia preto, com um diamante preso ao decote chamando a atenção de todos os presentes. Renata pensava tratar-se de um modelo exclusivo da alta costura, porém ela teve um choque ao notar que Muriel vestia um modelo idêntico. A antipatia que elas sentiam uma pela outra era recíproca, Muriel não suportava a falta de caráter da embaixatriz, Renata quando mais jovem havia destruido o namoro dela com André, sua grande paixão no passado. A fim de se livrar da saia justa criada pela rival, Muriel não pensou duas vezes: aproveitando que o forro do vestido era vermelho ela foi ao toilette e colocou o vestido do avesso, ressurgindo ainda mais bela no salão e deixando Renata cheia de ódio.
- E André, porque não veio? - quis saber Nanda ao se aproximar de Renata.
- André mandou pedir mil desculpas, ele teve uma terrível crise de enxaqueca. - dissimulou Renata.
Ela não queria revelar o motivo da ausência de André, pouco antes de sair, já prontos para a festa haviam discutido asperamente, ele a acusava de ser ambiciosa e egoísta, de só pensar em si e na realização de seus desejos, tudo porque na intenção de deixar André em evidência dissera a ele que pretendia dar uma festa e que usaria como falso pretexto o aniversário de Edgar pra reunir as pessoas certas, tudo o que ela mais queria, era que ele fosse indicado ao posto de embaixador em Washington.
Ela ja havia conversado com Edgar que não ficou muito entusiasmado com a idéia, mesmo porque jurava que não era ele que fazia aniversário, mas André.
Distribuindo sorrisos pelo salão, a embaixatriz observara satisfeita que na sala ao lado Patrícia e Márcio conversavam cheios de intimidade. Na mesma tarde Edgar havia revelado a ela que desistira de tentar encontrar o filho do falecido irmão, o que faria de Patrícia e Lipe seus únicos herdeiros, e mais, ele faria uma doação em vida pra cada um quando eles se casassem. Um plano veio-lhe a cabeça? Porque não fazer com que Patrícia e Márcio se casassem? Era uma ótima maneira de ter Márcio por perto para o resto da vida!
Naquele mesmo instante no centro da cidade, Luiz Carlos em seu quarto escrevia o roteiro de um filme. Texto que, como o de muitos outros jovens escritores, seria bastante elogiado, mas que terminaria esquecido no fundo de alguma gaveta. Tinha por companhia Alfredo, que, quebrando o silêncio e com a voz embriagada, lamentava-se por não ter conseguido arranjar o dinheiro para pagar o tratamento dentário de Carlinha.
Renata obteve êxito em seus planos, incentivada por ela, Patrícia parecia querer corresponder ao interesse de Márcio, ao mesmo tempo escondida, continuava se encontrando com Luiz Carlos. Na noite seguinte, Renata fez com que Márcio convidasse Patrícia para a estréia de uma ópera no Teatro Municipal, ao mesmo tempo pediu a Fernando que convidasse Luiz Carlos pra uma conversa na mansão, o propósito era oferecer a ele um emprego numa estação de rádio. Quando Fernando lhe disse que a tal estação de rádio ficava em João Pessoa, Luiz Carlos entendeu quem estava por trás da proposta, Renata havia engendrado um plano perfeito para afastá-lo de Patrícia. A ida de Luiz Carlos à mansão serviu também para que ele visse que Patrícia e Márcio estavam saindo juntos, manifestando ciúmes ele interpelou Patrícia na saída, que respondeu que eles estavam saindo apenas como amigos e que Luiz Carlos ficasse tranquilo, ela o procuraria no dia seguinte.
CAP.06
Desnorteado com aquela situação Luiz Carlos decidiu ir atrás de Patrícia e Márcio, tomou um táxi e decidiu ir esperá-los na porta do Teatro Municipal, quando chegou lá a ópera já havia acabado e ele ainda viu Patrícia entrando no carro de Márcio, decidiu seguí-los até que pararam para jantar em um conhecido restaurante, lugar que ele jamais teria condições de convidar Patrícia.
Eles já estavam sentados na mesa, quando Luiz Carlos surge de surpresa, movido pelo ciúme ele interpela Márcio, Patrícia envergonhada com o vexame dizia que não conhecia Luiz Carlos, que ainda mais agressivo ameaçava Márcio. Diante de tantos insultos Márcio acerta uns socos em Luiz Carlos que humilhado é jogado pra fora pelos seguranças da casa.
O incidente quase teve desdobramentos. Como Patrícia não havia mais entrado em contato com ele e, por mais que ligasse para a casa de Edgar, o telefone estivesse sempre ocupado, ele decidiu que tinha de procurá-la pessoalmente.
Renata tanto fez, que conseguiu dar a festa que pretendia na mansão, e Luiz Carlos chegou misturado aos primeiros convidados. Se ela o tivesse visto teria dado um escândalo, que não fosse por outro motivo, pelo menos pelos trajes inadequados, porém Lipe o encontrou primeiro e o levou para o jardim, avisando Patrícia em seguida. Quando Patrícia veio ao seu encontro eles começaram a discutir novamente, até que para dar um basta naquilo ela prometeu que sairia com ele no dia seguinte, conformado ele foi ao quarto de Isolda, enquanto Patrícia ia ao encontro de Márcio.
A festa estava no auge, grupos animadíssimos dividiam-se, entre eles Lipe e Cláudia que desde o dia que se conheceram na fábrica estavam cada vez mais próximos. Os dois conversavam com Edgar, que tinha planos de publicar um livro de memórias e estava em busca de alguém que se dispusesse a escrevê-las, Lipe teve a idéia de apresentar Cláudia a Edgar na esperança de que ele simpatizasse com ela para incumbí-la de escrever o livro.
Na área de serviço da mansão Isolda, mesmo atarefada com os serviços na festa ainda teve tempo de passar um sermão em Luiz Carlos, que nervoso não tinha paciência para aturar aquilo, quando ele ia saindo escutou a voz de Patrícia que conversava a sós com Márcio.
- Posso contar um segredo? Tenho horror à pobreza.
Luiz Carlos imaginou que ela se referia a ele, cada vez mais magoado com ela, ele se afastou tomando cuidado para não notarem sua presença.
- Eu queria nesse momento estar num belo apartamento só meu, na Île Saint Louis em Paris.
- Podia ser comigo? - perguntou Márcio, sedutor.
Com um jeito carinhoso ela segurou seu rosto. - Claro que sim...
Não resistindo ao brilho nos olhos de Patrícia e a maneira que ela falava, Márcio a beijou, primeiro suavemente como que para sentir sua reação, depois cheio de paixão.
Naquele momento acontecia na festa o primeiro beijo entre Lipe e Cláudia, momentos antes Edgar havia passado por uma situação constrangedora, ele havia confundido o embaixador de Gana com o chefe dos garçons, e Renata o ridicularizou na frente dos dois, inconformada com aquilo Muriel chamou Lipe e Cláudia pra organizarem uma vingança.
Zeca, colega de faculdade estava trabalhando na festa como garçom, foi convencido por Cláudia a se passar por filho de um grande músico de jazz, Renata que gostava de se mostrar bem informada fez diversos elogios ao "pai" do rapaz e ainda terminou por convidá-lo a passar um final de semana na ilha particular de Edgar em Angra.
Deliciado com a brincadeira, Edgar disse que há muito não se divertia tanto.
E Lipe aproveitou para declarar que Cláudia inteligente daquele jeito só podia ser a mulher de sua vida.


do Orkut

A Rede Globo e a TV Azteca anunciou em Los Angeles, uma parceria para a coprodução da novela “Louco amor”, de Gilberto Braga. O anúncio foi feito durante a participação das empresas no LA Screenings, uma das principais feiras do segmento, que acontece na cidade americana.
A TV Globo participa com “a sinopse original, o know-how criativo, o desenho artístico, a participação na pré-produção e o acompanhamento de todo o processo de produção”. A realização da adaptação de “Louco amor”, por sua vez, será responsabilidade da TV Azteca. A telenovela será gravada nos estúdios da empresa no México e conta com atores locais, com forte identificação com a empresa mexicana.

sábado, 30 de outubro de 2010

Reprise de Vale Tudo é fenômeno no Viva

Gloria Pires, Maria de Fátima em "Vale Tudo"
Maria de Fatima chegou a se atirar nas escadarias no Municipal para abortar filho de amante
A alpinista social Maria de Fátima, de "Vale Tudo", foi a personagem de que Gloria Pires mais gostou de fazer na TV. A novela começa a ser exibida no canal pago Viva, a partir da madrugada desta terça-feira (0h45).
"Houve muita sintonia entre os autores e a direção de Dennis Carvalho. O texto era riquíssimo", diz a atriz em sua biografia, lançamento da editora Geração.
"A personagem de Gloria buscava a ascensão social a qualquer custo. E não mediu esforços para tal. Sua ausência de ética e moral generalizava no Brasil e instigava as pessoas a refletirem sobre os princípios de honra e dignidade. Por fim, vendeu seu próprio filho para um casal estrangeiro, a troco de alguns milhares de dólares", escrevem os autores sobre a trama das oito, que foi exibida no horário nobre da Globo exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989.Na novela, Maria de Fátima separou Afonso (Cássio Gabus Mendes) de sua melhor amiga, Solange (Lídia Brondi), casando-se com ele por dinheiro. No livro, escrito por Eduardo Nassife e Fábio Fabrício Fabretti, Glória diz que a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi a que ela mais adorou ver.

"A cena mais antológica da novela foi a polêmica discussão em que a mãe rasga o vestido de noiva da filha e lhe esbofeteia o rosto", conta o livro.Segundo a biografia, Maria de Fátima se tornou um divisor de águas na carreira da atriz.
Mesmo com tanta maldade de Maria de Fátima, Gloria nunca foi hostilizada nas ruas. "Nunca fui agredida. As pessoas me paravam na rua e me falavam, rindo: 'Você está muito má, hein?!'. Ou diziam, piedosas: 'Ela é a sua mãe, coitada!'
"Reprise de Vale Tudo é fenômeno na TV paga
Novela de Gilberto Braga coloca canal Viva em primeiro lugar na TV por assinatura
Divulgação/Bazilio Calazans
Estreou, no dia 4 de outubro, a reapresentação da novela Vale Tudo, virou fenômeno de audiência no canal pago Viva. Logo na primeira semana, a novela abocanhou o primeiro lugar no ranking da TV paga, segundo dados do Ibope. E isso sendo exibida no ingrato horário da 0h45. 

No horário alternativo do folhetim, às 12h, o canal fica em primeiro lugar no ranking de canais adultos.
Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a novela Vale Tudo retratou o Brasil do fim dos anos 1980. A descrença no mundo político e o poder cada vez maior do dinheiro foram pano de fundo para contar a história de Raquel (Regina Duarte), uma mãe dedicada e honesta, e sua filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), que não mede esforços para conseguir subir na vida, passando até por cima de sua própria mãe. A repercussão é tamanha que provocou um crescimento de 80% nos acessos ao site do canal e até o Twitter do Viva registrou um aumento de 300% no número de seguidores.
Para Claudino Mayer, especialista em novelas da USP (Universidade de São Paulo), o fenômeno de audiência acontece porque se trata de um clássico da teledramaturgia brasileira, que reúne uma série de fatores que prendem a atenção do público. 

- A novela tem suspense, personagens fortes que provocam a empatia do público, uma forte identificação com a realidade brasileira e um grande enigma sobre a morte de um personagem, o famoso “Quem matou Odete Roitman [Beatriz Segall]?”. Esses são os principais elementos que garantem o sucesso da trama.
Jornalista especialista em TV e colunista do jornal Agora São Paulo, Janaína Nunes não perde um capítulo da reprise e considera Vale Tudo a melhor novela da história. 

- A novela é atemporal. Ainda fico emocionada com as coisas que a Maria de Fátima [a filha golpista interpretada por Gloria Pires] faz com a Raquel [a mãe, mocinha da trama, vivida por Regina Duarte]. Ninguém fez novela tão boa quanto essa. Todo mundo tentou, tentou, mas não conseguiu. Por mais que a Beatriz Segall não goste de ficar falando isso, a Odete é a maior vilã da TV. Além dela, todos os atores estão ótimos em seus papéis.
Maria de Fátima tinha vergonha da mãe Raquel, que vendia sanduíche na praia

Vale Tudo: Conheça os principais personagens da novela ( Fotos)

Carlos Alberto Riccelli se empolga com Vale Tudo
Ele já vem colhendo resultados da boa audiência da trama na TV paga
Miguel Arcanjo Prado, do R7


Ator Carlos Alberto Riccelli viveu personagem César emVale Tudo
Por onde anda, o ator Carlos Alberto Riccelli vê gente se aproximar dele para comentar a volta da novela Vale Tudono canal pago Viva.
Na trama de Gilberto Braga, ele interpretou o cafajeste César, parceiro de maldades de Maria de Fátima (Gloria Pires).


O ator se encontrou com o R7 e confessou que a repercussão está grande.
- Eu ainda não tive a chance de verVale Tudo, mas todo mundo vem me contar que está gostando muito da reprise. Com certeza, este foi um grande personagem.
Riccelli tanta explicar o sucesso retumbante da trama, apesar dos 22 anos desde a sua estreia original.
- Acho que isso acontece [fica em primeiro lugar na TV paga] porque a novela é mesmo fabulosa. Os atores estão todos muito bem, vivendo um bom momento. Com certeza Vale Tudo é um marco da TV.


Em reprise no canal pago Viva, a novela Vale Tudo já é líder de audiência. Ela foi exibida originalmente em 1988, escrita por Gilberto Braga, com colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A trama é recheada de bons personagens, como a inescrupulosa Maria de Fátima, filha ingrata vivida por Gloria Pires (foto)

Com 25 anos, Glória Pires viveu a filha de Raquel (Regina Duarte), Maria de Fátima, uma jovem egoísta e ambiciosa, capaz de tudo para subir na vida.
Protagonista da trama, Regina Duarte é Raquel Accioli, uma mulher humilde e batalhadora
Regina Duarte é a mocinha da trama, na pele de Raquel, uma mãe esforçada que tem de contar com a ingratidão de sua filha, Maria de Fátima (Gloria Pires). Ela é apaixonada por Ivan (Antonio Fagundes)
Renata Sorrah também viveu um personagem marco em sua carreira na trama: a alcoólatra Heleninha Roitman, filha da vilã da trama
Renata firma sua carreira ao viver a bêbada e barraqueira Heleninha.
Vale Tudo ainda contou com Reginaldo Faria no elenco. O ator deu vida ao personagem Marco Aurélio, vice-presidente da empresa de aviação de Odete Roitman, TCA, que desvia dinheiro
Odete Roitman é até hoje cultuada como uma das piores vilãs da teledramaturgia. A personagem foi vivida pela atriz Beatriz Segall
Na novela, o personagem de Antônio Fagundes, Ivan, vive o grande amor de Raquel
O galã da trama é Ivan Meireles, interpretado pelo ator Antonio Fagundes
Beatriz Segall viveu em Vale Tudo o seu maior papel: a vilã Odete Roitman (em cena com Nathália Timberg, intérprete da personagem Celina)
Longe da TV há 20 anos, Lídia Brondi não 
quer comentar reprise de Vale Tudo
Atriz trabalha como psicóloga em São Paulo


Bazilio Calanzs/ Divulgação TV Globo
Para Lídia Brondi, sua carreira de atriz é assunto realmente encerrado. Ela, que voltou às telas na reprise de Vale Tudo (Globo) depois de 20 anos, no canal a cabo Viva, não quer comentar sua participação na trama, sucesso de Gilberto Braga, de 1988.
Procurada pelo R7, Lídia, que completa 50 anos nesta sexta-feira (29), disse que sua vida hoje é bem distante da TV e, por isso, não tem nada a ver misturar os assuntos. Ela trabalha como psicóloga em São Paulo, cidade onde mora.
- Eu não falo. Não tenho o que falar sobre o fato de Vale Tudo ter voltado. Isso já tem quase 25 anos. Não é uma boa ideia. Não tem nada a ver misturar as coisas. E sei até que isso de não querer falar vai acabar saindo. Quero ficar quieta.
Na trama, ela interpretou Solange Duprat, repórter da fictícia revista Tomorrow, e deixou de atuar no auge da fama. Sua última novela foi Meu Bem, Meu Mal, de Cassiano Gabus Mendes, de 1990, também na Globo.


Escrita por Gilberto Braga com a colaboração de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Vale Tudo retratou o Brasil do fim dos anos 1980.
A descrença no mundo político e o poder cada vez maior do dinheiro foram pano de fundo para contar a história de Raquel Accioli (Regina Duarte), uma mãe dedicada e honesta, e sua filha, Maria de Fátima (Gloria Pires). A personagem de Gloria não media esforços para conseguir subir na vida, passando até por cima de sua própria mãe.

Filme que mostrará universo da novela Dancin' Days terá Claudia Ohana e Mateus Solano no elenco


Filme que mostrará universo da novela Dancin' Days terá Claudia Ohana e Mateus Solano no elenco

Produção começará a ser filmada em novembro, na cidade do Rio de Janeiro
Do R7

Divulgação / TV Globo

Claudia Ohana está em

Claudia Ohana está no elenco de A Novela das Oito

O universo de Dancin' Days estará de volta. A novela de sucesso nos anos 70, escrita por Gilberto Braga e exibida pela Rede Globo, terá sua trama abordada no longa A Novela das Oito, de acordo com a coluna Monica Bergamo desta terça (12), publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
As filmagens, que começam no mês que vem no Rio de Janeiro, terão Claudia Ohana, Mateus Solano, Alexandre Nero e André Ramiro no elenco, entre outros atores.
A produção ainda não tem data de estreia.

Montagem do Orkut

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Plumas & Paetês" - 1980/81


"Plumas & Paetês" - 1980/81
ELIZABETH SAVALLA - Marcela (Roseli)


MARIA CLÁUDIA - Amanda
JOSÉ WILKER - Renato
CLÁUDIO MARZO - Edgar

atriz convidada
EVA WILMA – Rebeca Andrade

Novela de CASSIANO GABUS MENDES
Escrita por SÍLVIO DE ABREU
ELOIZA MAFALDA - Zeni
ARI FONTOURA - Raul

FELIPE CARONE - Clóvis

MÁRIO LAGO - Cristiano
NEUZA AMARAL – Bruna
SURA BERDITCHEVSKY - Lídia


JOSÉ LEWGOY - Gustavo
LÚCIA ALVES - Veroca
ELIZÂNGELA - Sandra
PAULO GOULART - Gino
LÍDIA MATTOS - Zenaide
JOHN HERBERT - Márcio


NESTOR DE MONTEMAR – Padre Clodovil
MILA MOREIRA - Dorinha
SÍLVIA SALGADO - Melina
CLEYDE BLOTA - Yara


MÍRIAM PÉRSIA - Bianca
SOLANGE THEODORO - Nadir
MONAH DELACY - Irene
WALTER STUART - Chico
ANGELINA MUNIZ - Cláudia


PAULO GUARNIERI - Gino
HERALDO GALVÃO - Zeca


participação especial
MÁRIO GOMES - Ângelo
MARIA HELENA DIAS - Luísa
EDUARDO CONDE - Francis
EDSON CELULARI - Kurlan
VERA BRITO


Direção
MÁRIO MÁRCIO BANDARRA
Direção Geral
JARDEL MELLO
REYNALDO BOURY
Supervisão
GONZAGA BLOTA

Trilha Sonora:
- O tema de abertura da novela foi a música Plumas e Paetês, de Ronaldo Resedá. A composição Meu Amigo, Meu Herói, interpretada por Zizi Possi, foi o tema da personagem Marcela. A trilha nacional também reunia as canções Nosso Estranho Amor, de Marina e Caetano Veloso, e Nova Manhã, do grupo 14 Bis.
Trilha Sonora Nacional


Plumas_e_Paetes_Nacional
01. NOSSO ESTRANHO AMOR - Marina e Caetano Veloso (tema de Amanda e Renato)
02. NOVA MANHÃ - 14 Bis (tema de Jorge Luís e Nadir)
03. QUEM TEM A VIOLA - Boca Livre (tema de Renato)
04. QUERO QUERO - Cláudio Nucci (tema de Gino)
05. DE ONDE VEM - Black Rio (tema de Veroca)
06. SEMENTE DO AMOR - A Cor do Som (tema de Lídia e Ângelo)
07. A MESMA PORTA - Gilson (tema de Dorinha)
08. PRET-A PORTER - Robson Jorge (tema geral)
09. MEU AMIGO, MEU HERÓI - Zizi Possi (tema de Marcela)
10. FRACASSO - Gilliard (tema de Rebeca)
11. AROMA - Lúcia Turnbull (tema de Sandra)
12. MELÔ DE AMOR - Luiz Maurício
13. TE DEI DEMAIS - Felipe Neto (tema de Marcela e Edgar)
14. PLUMAS & PAETÊS - Ronaldo Resedá (tema de abertura)
Sonoplastia : Paulo Ribeiro
Pesquisa de Repertório : Lulu dos Santos
Direção de Produção : Guto Graça Mello
Trilha Sonora Internacional

frente:

verso:
Download da capa (formato CD):

Frente: http://www.4shared.com/file/70586067/d6d73ce7/plumaspaetesinterfrentejo8.html
Verso: http://www.4shared.com/file/70586045/aef3f49/plumaspaetesintertraseixl0.html

01. I NEVER FALL IN LOVE - Davitt Sigerson (tema de Lídia e Ângelo)
02. GIVE ME THE NIGHT - George Benson (tema de locação e desfiles de moda)
03. SHADOW IN THE SUN - Silvia Mason (tema de Melina)
04. NEVER KNEW LOVE LIKE THIS BEFORE - Stephanie Mills (tema de Cláudia)
05. THE STRANGERS - Genghis Khan (tema de Luísa)
06. NO NIGHT SO LONG - Dionne Warwick (tema de Marcela e Edgar)
07. MODERN GIRL - Sheena Easton (tema de Veroca)
08. SURE SHOT - Crown Heights Affair
09. MAGIA - Pippo y Monica (tema de Rebeca e Gino)
10. GOODNIGHT MY LOVE - Mike Pinera (tema de Renato e Amanda)
11. NOW?S THE TIME - Stephan (tema de Dorinha e Francis)
12. SUN OF JAMAICA - Goombay Dance Band (tema de locação e desfiles de moda)
13. SPECIAL LADY - Ray, Goodman and Brown (tema de Amanda)
14. DO RIGHT - Paul Davis (tema de Jorge Luís e Nadir)
Sonoplastia : Paulo Ribeiro
Pesquisa de Repertório : Lulu dos Santos
Direção de Produção : Guto Graça Mell


PLUMAS E PAETÊS
Autoria: Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu Direção: Jardel Mello e Mário Márcio Bandarra
Supervisão: Gonzaga Blota
Período de exibição: 08/09/1980 - 25/04/1981
Horário: 19h
Nº de capítulos: 185
Sinopse/ Personagens:
- Osmar (Stepan Nercessian), depois de um ano morando longe da sua família, decide voltar para São Paulo com a sua noiva. Eles dão carona para a amiga Marcela (Elizabeth Savala), que está grávida e pretende começar uma vida nova na capital paulista. Na estrada, eles sofrem um acidente, e Marcela é a única sobrevivente. Ela decide assumir a identidade da amiga e começa a desfrutar do conforto que a família de Osmar lhe proporciona. A família do rapaz é comandada pela matriarca Bruna (Neuza Amaral). Ela é casada com Gustavo (José Lewgoy), um homem rico, com quem teve três filhos: Osmar, Edgar (Cláudio Marzo) e Melina (Sílvia Salgado). Na trama, o filho mais velho de Bruna, Edgar, acaba se apaixonando por Marcela. Mas a moça reencontra Renato (José Wilker), um antigo namorado, e começa a viver um triângulo amoroso, que só é resolvido no final da novela.

- Melina é a filha mais nova de Bruna e Gustavo. Ela se torna grande amiga de Marcela e decide se tornar modelo profissional. Mas acaba sofrendo muita pressão da mãe, que não concorda com sua escolha.
- Outro destaque na história é Rebeca (Eva Wilma). Ela é dona de uma fábrica de jeans herdada pelo marido. A personagem se apaixona pelo italiano Gino (Paulo Goulart), que trabalha como segurança da sua empresa. Rebeca também é assediada por seu secretário Márcio (John Herbert). Os três protagonizam os momentos mais cômicos da história. A empresária é uma mãe controladora, que faz de tudo para impedir que seu filho, Jorge Luís (Paulo Guarnieri), tenha um romance com a humilde Nadir (Solange Theodoro), a “moça do cafezinho”, e com a modelo ambiciosa Veroca (Lúcia Alves).

- O mundo da moda é retratado através das seguintes personagens: Lídia (Sura Berditchevsky), Amanda (Maria Cláudia), Dorinha (Mila Moreira) e Veroca. As quatro são modelos profissionais e passam por várias dificuldades para ascender profissionalmente.

- A novela também conta a história da família de Cristiano (Mário Lago), proprietário de uma fábrica de bicicletas. Ele é casado com Irene (Monah Delacy) e pai de Claudia (Angelina Muniz). A jovem trabalha como modelo e é amiga de Dorinha, Amanda e Veroca. Ela é apaixonada por Edgar e sofre com a mudança de comportamento dele, que acaba se envolvendo com Marcela.

- Outro núcleo na história é a família de Clóvis (Felipe Carone) e Zeni (Eloísa Mafalda). Os dois são pais de Amanda, Angelo (Mário Gomes) e Nadir. Clóvis trabalha como propagandista de remédios e passa o dia inteiro andando pelas ruas. Ele não concorda com o trabalho de modelo da sua filha Amanda, e os dois entram numa série de conflitos, principalmente porque a filha sai de casa.

- Nos últimos capítulos da história, Marcela sofre um acidente de carro. No hospital, Renato conta para Edgar que é o verdadeiro pai da filha de Marcela. Ela pede para Edgar contar para Bruna e Gustavo que a menina não é neta deles. Antes de morrer, Marcela afirma ainda que Edgar foi o verdadeiro amor de sua vida. No final, a criança acaba sendo criada pela família de Edgar.
Produção: 
- Toda a história se passa em São Paulo. Na trama, eram apresentados os principais lugares da moda na capital. O desfile apresentado no primeiro capítulo foi gravado numa das casas noturnas mais sofisticadas da cidade, o Gallery.

Curiosidades:
- Cassiano Gabus Mendes voltou a reunir, em Plumas e Paetês, a dupla de atores Eva Wilma e John Herbert, que atuou no antigo seriado Alô Doçura (1953), da TV Tupi, escrito e dirigido pelo autor.
- Silvio de Abreu substituiu o autor quando faltavam apenas 42 capítulos para o final da história. Cassiano Gabus Mendes teve um enfarte e precisou se afastar da novela.
- A novela foi vendida para diversos países, entre eles, Espanha, Estados Unidos, Itália e Venezuela.
- Plumas e Paetês foi reapresentada a partir de janeiro de 1983, às 13h45, em Vale a Pena Ver de Novo.


Consulta: www.teledramaturgia.com.br