sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cleyde Yaconis ESPETACULAR

Cleyde Yáconis podia ter seguido a cerreira de medicina

Cleyde Yáconis podia ter seguido a cerreira de medicina

Um pensamento tem sido recorrente na cabeça de Cleyde Yáconis. Aos 86 anos de vida e seis décadas de carreira, a atriz paulista de Pirassununga acredita que o caminho escolhido pode ter sido um equívoco. Não questiona o talento comprovado em 72 peças, trinta novelas e oito filmes, mas acha que a vocação estava mais dirigida à medicina, razão da chegada a São Paulo em 1948. “Sou uma mulher das ciências, introvertida, diferente do esperado de uma artista”, afirma ela, que, em 1950, substituiu a atriz Nydia Licia, adoentada, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), e não saiu mais de cena. Se o acaso orquestrou a estreia profissional, Cleyde — irmã mais nova de Cacilda Becker (1921-1969), uma das maiores atrizes da história do teatro brasileiro — foi guiada assim, sem planejamentos ou ambições. Interpretou personagens memoráveis sem sonhar com nenhuma delas. Apenas as incorporou da “melhor maneira”. A mais recente, a escultora sul-africana Helen Elizabeth Martins, de O Caminho para Meca, encantou 25 000 pessoas em 130 apresentações desde abril de 2008. A atriz brilha por noventa minutos em um roteiro de 100 páginas decorado sem dificuldade. Em setembro, o Teatro Cosipa Cultura, no Jabaquara, onde ela viveu por duas décadas e que sempre considerou seu “bairro”, ganhou seu nome. “Eu me senti como na hora em que as palmas começam a soar no fim do espetáculo”, compara Cleyde. “Nesse momento não tem jeito. Afloram o orgulho e a vaidade do ator.”Novela inesquecível de Jorge de Andrade. sobre a elite paulistana falida, liderada pela interpretação inesquecível de Cleide Yáconis. Primeira novela de Elaine Giardini, um talento já promissor. Várias estrelas tiveram participações especiais como Beatriz Segall, Laura Cardoso, Juca de Oliveira. Vale destacar a personagem da empregada, vivida por Denise Stoklos. Ela pintava o retrato de Guilhermina nas horas vagas. Uma coisa meio Retrato de Dorian Grey.Márcia de Windsor, não terminou de gravar morrera naquele ano.Grande elenco, excelente texto! Grande produção! Ousadia e qualidade! parabéns Band!novelão!Essa novela foi tudo de bom, Cleyde Yaconis ESPETACULAR, e essa casa, mora gente nela? Ela existe? Foi filmada nessa casa mesmo? Novela exibida pela rede Bandeirantes O início de muitos: Tássia Camargo, André di Baise, Júlia Lemmertz, Flávio Guarnieri, Lilia Cabral... E Beatriz Segall fazendo a única pobre de sua carreira nas novelas!!! Ê tempo bom...os redatores de Malkhação poderiam dar uma olhada nisso...Pra variar a atriz Beatriz Segall ficou ótima como a mãe suburbana. Ela é ótima tanto fazendo uma perua, uma ricaça ou uma simples!!!!

Uma curiosidade. na época - não foi gravada em estúdio. Ver essas cenas de antigas novelas aqui no "Youtube" nos joga na cara o quanto o tempo passa! Muitos atores ainda novinhos (a Júlia Lemmertz era uma gracinha, he, he), outros que já se foram, como o Hugo Della Santa (é assim mesmo, a grafia do nome?) e o Paulo Vilaça, outros que andam sumidos. ERAcomeço dos inesquecíveis e saudosos anos 80. MARINALVA(MAYARA MAGRI)QUE ERA arrumadeIra da familia TAQUES PENTEADO E APRESENTADA A ALTA SOCIEDADE PAULISTANA COMO A "VISCONDESA DE VALLADOLID" POR SUGERENCIAS DO TIO DUDU E DO KARL(PAULO CESAR GRANDE) QUE ERA APAIXONADO PELA MOCINHA QUEFOI MISTERIOSAMENTE ASSASINADA.
Exibida na TV Bandeirantes em 1982,Com a interpretação genial de Cleyde Yácones,sem contar com o estilo luxuoso de uma tipica sociedade paulistana.Mateus torna-se o herdeiro de Cândido, e os conflitos com Lídia aumentam.
No ano de exibição deste maravilhoso trabalho da Rede Bandeirantes de Televisão, que ficará para sempre na história, eu tinha apenas 10 anos, o final da novela foi muito triste para todo elenco, faltando 5 capítulos para terminarem de gravar o "grand finale" veio a falecer a linda, maravilhosa e excelente atriz Marcia de Windsor. Mas enfim, deixou registrado seu talento para sempre em Ninho da Serpente.
Tema de abertura completo de Ninho da Serpente, a novela que fez a Band brigar com a Globo (que na época exibia a também muito boa Sétimo Sentido)pela audiência do horário nobre.Destaque para a atuação memorável de Cleyde Yáconis, como Guilhermina, a matriarca dos Tax Penteado.Curiosa presença de alguns grandes atores globais, ainda desconhecidos naquele ano de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário