domingo, 13 de dezembro de 2009

Amigas Mulheres de Areia (1973)

Na remontagem de Mulheres de Areia, em 1993, as gêmas rivais Ruth e Rachel foram interpretadas por Glória Pires. Assim como Eva Wilma, Glória também precisou atuar com uma dublê, como na imagem acima. (Reprodução)Em 2007, Alessandra Negrini viveu Paula e Taís, em Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. (João Miguel Junior/Marcio de Souza)

Mulheres de Areia (1973)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Eva Wilma como as gêmeas Ruth e Rachel, na primeira versão de Mulheres de Areia, em 1973. Acima, a atriz (à dir.) com sua dublê e o ator Carlos Zara. (Paulo Salomão)

Mulheres de Areia é o título de uma das obras de Ivani Ribeiro, telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de março de 1973 a fevereiro de 1974, com direção de Edson Braga e supervisão de Carlos Zara. O título vem das esculturas de areia da praia de rostos femininos feito pelo personagem Tonho da Lua. O autor real era Serafim Gonzalez, um dos atores do elenco e que repetiria esses trabalhos no remake feito anos depois: Em 1993, a Rede Globo produziu um remake da novela, também escrita por Ivani, com a colaboração de Solange Castro Neves.

Trama

O jovem Marcos Assunção está de volta à cidade litorânea de Pontal D'Areia para auxiliar nos negócios da família. O rapaz conhece e se apaixona pela doce Ruth, filha de pobres pescadores, mas acaba envolvido por Rachel, a irmã gêmea de Ruth. As irmãs são gêmeas idênticas, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth ama de verdade Marcos, Rachel ambiciona sua posição e fortuna, e mantem o seu relacionamento amoroso com Wanderley, um mau-caráter. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua, famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, o protegido de Ruth, e que sofre com a perseguição e maldades de Rachel.

Mas Rachel tem que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro. Virgílo é o homem prepotente que enfrenta problemas dentro de sua casa. Malu, a filha rebelde, o culpa pela morte do noivo, e vive a provocá-lo. Até que a moça conhece o vaqueiro Alaôr, um homem rude, e muda o seu alvo. Alaôr tenta a todo custo domar as impetuosidades de Malu.

Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Rachel, mesmo sabendo que ela está com Marcos só por interesse. A história tem uma reviravolta quando Rachel é dada como morta e Ruth assume a sua personalidade, para ficar ao lado do homem que ama. Mas Rachel não morreu, e planeja a sua volta e a vingança contra a irmã que tomou o seu lugar e todos que estivessem no seu caminho.

Elenco

  • Eva Wilma - Ruth e Raquel
  • Carlos Zara - Marcos Assunção Gianfrancesco Guarnieri - Tonho da Lua Cláudio Corrêa e Castro - Virgílio Assunção Cleyde Yáconis - Clarita Assunção Maria Isabel de Lizandra - Malu Assunção Antônio Fagundes - Alaor Sílvio Rocha - Floriano Lucy Meirelles - Isaura Araújo Ivan Mesquita - Donato Newton Prado - Sampaio Carminha Brandão - Baby Edgard Franco - Wanderley Analu Graci - Glorinha Serafim Gonzalez - Alemão Maria Estela - Arlete Assunção Rolando Boldrin - Dr. César Márcia Maria - Andréa Sampaio Lisa Vieira - Carola Sampaio Umberto Magnani - Zé Luís Paulo Guarnieri - Tonho da Lua (criança) Abrahão Farc -
  • Marujo
  • Thereza Santos - Vilma
  • Raimundo Batista - Servílio
  • Carlos Nunes - Tito
  • Paulo Villa - Isidoro

Trilha Sonora

  1. First Love - Phonoband (tema de Ruth e Marcos)
  2. The Night I Got Out Of Jail - Ten Wheel Drive (tema de Malu)
  3. Violão Vagabundo - Baden Powell (tema de Rachel)
  4. Maldição - Maria Bethânia (tema de Tonho da Lua e Alzira/ tema de Ruth e Rachel)
  5. Geração do Amor - Phonoband (tema de Isaura)
  6. O Navegante - MPB4 (tema dos pescadores)
  7. Last Love - Phonoband (tema de abertura)
  8. Beautiful - The Isley Brothers (tema de Andréa)
  9. Drops - Cynthia (tema de Ruth)
  10. Te Amo Eternamente (While We're Still Young) - Celso Ricardo (tema de Ruth e Marcos)
  11. A Viola e o Cantador - Renato Teixeira (tema de Floriano)
  12. Easy Comes, Easy Goes - Phonoband (tema de Clarita)

Curiosidades

Mulheres de areia foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da televisão brasileira na fase preto-e-branco. O público se fascinava com as cenas nas quais as irmãs gêmeas contracenavam.

  • A trama de Ivani Ribeiro conseguiu mobilizaro telespectador de todo território nacional, registrandro uma média de 88% no IBOPE geral. Um grande trabalho interpretativo de Eva Wilma vivendo as gêmeas Rute e Raquel. A atriz recebeu vários prêmios como a melhor do ano por este trabalho. Outros atores também marcaram a novela, como Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua) e o casal Maria Isabel de Lizandra (Malu) e Antonio Fagundes (Alaor) que, como "prêmio" pelo sucesso, protagonizariam juntos a novela "O Machão". Em 1975, em virtude da comemoração dos 25 anos da extinta TV Tupi, a novela Mulheres de areia foi exibida em um compacto de 3H00 de duração. O ator Serafim Gonzalez esculpia as estátuas de areia usadas na novela, e deixou uma estátua como lembrança para a cidade litorânea paulista de Itanhaém, onde eram gravadas as externas.
  • Algumas das esculturas foram esculpidas também pelo professor de escultura em areia de Santos, o sr. Pedro Germi.
  • Como o curso do professor Pedro Germi era muito famoso na época, seus alunos subiam no ônibus pago pela TV Tupi e seguiam para Itanhaem para colaborar com muitas filmagens.
  • Hoje, restam poucos capítulos da novela. Sobrou em torno de 10 capitulos, que se encontram na Cinemateca Brasileira.
  • A trilha sonora de Mulheres de Areia foi um recorde de vendas na época. Por outro lado, músicas como Cinema Olympia de Elis Regina (tema de Raquel) e The Godfather (tema de Alaor) e outras não foram incluidas no Long-Play.
  • Cena da novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Edson Braga.

    Gianfrancesco Guarnieri interpretava Tonho da Lua, um homem com problemas emocionais que escupia mulheres nas areias da praia. Nessa cena, em um flashback, ele relembra o assassinato de seu pai, a causa de seu trauma emocional (que ele havia bloqueado de sua memoria). Tambem na cena se ve Eva Wilma (que interpretava as gemeas Ruth e Raquel), Ana Rosa (Alzira), e Analu Graci (Glorinha). Paulo Guarnieri, filho de Gianfrancesco, interpretava Tonho da Lua quando crianca.

    O assassino era Donato, interpretado por Ivam Mesquita

    A falta de recursos tecnicos das emissoras na epoca era compensada com a criatividade de seus produtores e atores, que com enquadramento, uso de cameras e musica conseguiam criar efeitos dramaticos e de impacto, como se ve nessa cena.

    Essa foi a novela de maior sucesso da TV Tupi e da autora nos anos 70, conseguindo abalar a campeã de audiencia da epoca, a Rede Globo.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mulheres de Areia - 1973 cena Eva Wilma e outros...

Cena da novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Edson Braga.

Gianfrancesco Guarnieri interpretava Tonho da Lua, um homem com problemas emocionais que escupia mulheres nas areias da praia. Nessa cena, em um flashback, ele relembra o assassinato de seu pai, a causa de seu trauma emocional (que ele havia bloqueado de sua memoria). Tambem na cena se ve Eva Wilma (que interpretava as gemeas Ruth e Raquel), Ana Rosa (Alzira), e Analu Graci (Glorinha). Paulo Guarnieri, filho de Gianfrancesco, interpretava Tonho da Lua quando crianca.
O assassino era Donato, interpretado por Ivam Mesquita.
A falta de recursos tecnicos das emissoras na epoca era compensada com a criatividade de seus produtores e atores, que com enquadramento, uso de cameras e musica conseguiam criar efeitos dramaticos e de impacto, como se ve nessa cena.
Essa foi a novela de maior sucesso da TV Tupi e da autora nos anos 70, conseguindo abalar a campea de audiencia da epoca, a Rede Globo

Cena da novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Edson Braga.

O aniversario de 27 anos das gemeas. Na cena estao presentes : Eva Wilma (que interpretou magistralmente Ruth e Raquel), Carlos Zara (Marcos), Rolando Boldrin (Cesar), Cleide Yaconis (Clarita), Lucy Meirelles (Isaura), entre outros.

Ivani Ribeiro e Janete Clair foram as autoras de novelas de maior criatividade, versatilidade e sucesso dos anos 60 e 70. Ivani Ribeiro comecou na TV Excelsior, e ajudou a emissora a ser a mais poderosa TV dos anos 60 -- semelhante a Rede Globo nos anos 70 e 80. Para se ter uma ideia, quase que todos os grandes talentos que foram a marca da Globo nos anos 70 eram contratados da Excelsior: Regina Duarte, Francisco Cuoco, Gloria Menezes, Tarcisio Meira, Dina Sfat, Walter Avancini entre muitos outros. Mas suas dificuldades financeiras, e por terem se oposicionado ao golpe militar de 64, destinaram a emissora a fechar as suas portas em 1969. De um a um, o talento da emissora foi se mudando para a Rede Globo , menos um, Ivani Ribeiro, que acabou indo para a Rede Tupi (onde ja havia trabalhado esporadicamente, se revezando com a Excelsior).

Na decada de 70, quando a Globo poderia colocar estatica no ar e ganhar na audiencia, Ivani Ribeiro era a unica autora que fazia a emissora suar frio. E conseguiu ganhar na audiencia 2 vezes com as novelas "Mulheres de Areia" e "O Profeta" (1977). O que faz a questao de porque a Globo levou tanto tempo para trazer a autora para sua casa ainda maior (seria lealdade por parte da autora?). E quando a Tupi fechou, ela ainda teve uma passagem de alguns anos pela Rede Bandeirantes e Record antes de chegar na Globo. Quando finalmente a autora passou para a equipe da Globo, a emissora so' uma vez a deixou criar um roteiro original, "Final Feliz" em 1982, e o resto foram re-makes de seus sucessos passados. A autora faleceu em 1995.

A mesma questao se pode colocar em referencia a Eva Wilma, que foi a atriz de maior sucesso da Tupi e ficou com a emissora ate a sua falencia, enquanto parte do elenco ia aos poucos se mudanco para a emissora vizinha (como Antonio Fagundes, Toni Ramos, Denis Carvalho entre outros). Eva Wilma e Carlos Zara, eram o equivalente a dupla Tarcisio Meira e Gloria Menezes na Globo.

Nome: Robert Downey Jr.

Nome: Robert Downey Jr.
Data de Nascimento: 04 de Abril de 1965
Local de Nascimento: Nova York - EUA Alguns fatos de sua vida: Nem mesmo o vício das drogas, que o acompanha desde os 8 anos de idade, impede-o de interpretar grandes personagens no cinema. Consagrado com a indicação para o Oscar de Melhor Ator pela impecável atuação no papel do criador de Carlitos no filme Chaplin/Chaplin (1992), de Richard Attenborough, não parou mais de trabalhar com importantes cineastas. Filmou Short Cuts - Cenas da Vida/Short Cuts (1993), com Robert Altman, e Assassinos por Natureza/Natural Born Killers (1994), com Oliver Stone. Preso na cadeia de Los Angeles por uso e porte de heroína e cocaína, obteve licença do juiz para finalizar em dezembro do ano passado o longa-metragem U.S. Marshalls, continuação de O Fugitivo/The Fugitive (1993). E pode ser novamente indicado pela Academia de Hollywood, desta vez como Melhor Coadjuvante, pelo excelente desempenho como um homossexual em One Night Stand (1997), de Mike Figgis. "Parte dos problemas de Downey tem a ver com suas frustrações pessoais e artísticas", comenta Figgis.

Filho do cineasta underground Robert Downey, o ator nasceu em Nova York e aos 5 anos estreou nas telas do cinema, no filme Pound (1970), de seu pai. Ainda adolescente, deixou a escola e passou a trabalhar no teatro e na televisão, no programa Saturday Night Live. Aos 23 anos, já era um veterano do cinema, com 15 filmes no currículo. Nenhum memorável, mas a presença dele sempre foi notada e apreciada pelos críticos, principalmente em Abaixo de Zero/Less Than Zero (1987), no qual interpreta um viciado em drogas.

Influenciado pela atriz Sarah Jessica Parker, com quem viveu seis anos, decidiu abandonar os filmes medíocres ou comédias teens, como De Volta às Aulas/Back to School (1986) e Mulher Nota 1000, que o deixaram famoso ao lado de astros como Rob Lowe. Aliás, o fato de ser confundido com este ator também contribuiu muito para desistir destas produções. Ele conta que divulgava o thriller Air América - Loucos pelo Perigo/Air America (1990), que rodou com Mel Gibson, quando encontrou o ator Arnold Schwarzenegger no Festival de Cannes. "Eu conversava com ele e sua mulher se aproximou. Então, Arnold disse: 'Maria, tenha o prazer de conhecer Rob Lowe'. Só não desferi um golpe nele porque poderia quebrar a mão naquela parede de músculos", recorda.

Mas seu grande salto na carreira aconteceu quando foi escolhido entre quarenta atores do primeiro escalão de Hollywood, como Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman e Billy Crystal, para viver Chaplin nas telas. Na época trabalhava na promoção da comédia Segredos de Uma Novela/Soapdish (1991) e sempre comentava entusiasmado durante as entrevistas: "Você acredita que eu vou ser Charles Chaplin? Chaplin?! É possível isso?!" O diretor Richard Attenborough diz que escolheu Downey por uma razão muito simples. "De todos os atores, ele foi o que mais me convenceu como Chaplin. Downey reúne todos os pré-requisitos: idade, altura e até tamanho de sapatos e chapéu. E teve uma performance espetacular", afirma Attenborough.

Entusiasmado com o personagem, o ator se preparou meticulosamente durante um ano. Assistiu a todos os filmes dele várias vezes. Depois, passou dias treinando na frente do espelho os gestos do cineasta. Antes do início das filmagens, viajou para Londres e conviveu na Suíça, onde Chaplin nasceu, cresceu e morreu. Em São Francisco, conversou com um imitador de Carlitos e com um instrutor de voz que trabalhou com o cineasta em seus filmes falados.

E, por fim, consultou uma médium e foi ela quem mais o motivou: "Só posso dizer que foi aí que Chaplin ficou claro na minha cabeça. Porque era óbvio: ele não tinha apenas talento, mas alguma ligação com o inconsciente coletivo da humanidade". Encerradas as filmagens de Chaplin, Downey só pensava em tirar férias com a mulher, Deborah, com quem havia se casado pouco antes. Mas mal realizou seu desejo. Passou mais do que nunca a ser solicitado pelos produtores.

No ano seguinte, estrelou três filmes, incluindo Hean and Souls (1993), em que mais uma vez provou ser um grande comediante. Com os cabelos despenteados e um ar de enfant terrible, justificava na época o fato de aceitar muitos papéis: "Preciso trabalhar porque minha mulher está grávida". Manteve a média de três filmes por ano em 1994 e em 1995. Brilhou no romance de Norman Jewison Só Você, na comédia de Jodie Foster, Feriados em Família/Home for the Holidays (1995), e no drama épico O Outro Lado da Nobreza/Restoration (1995), de Michael Hoflman.

Apesar das três prisões consecutivas por uso e porte de drogas, sua carreira continua indo muito bem. Depois de trabalhar em U.S. Marshalls (continuação de O Fugitivo), The Gingerbread Man, de Robert Altman, e Two Girls and a Guy, de James Toback, o In Dreams, dirigido por Neil Jordan e produzido pelo cineasta Steven Spielberg.

Hollywood sempre soube que Downey Jr. era viciado em drogas e muitos diretores se recusaram a trabalhar com ele por causa disso. Outros, cativados pelo talento do ator, decidiram ignorar o aviso de companheiros que tiveram problemas com ele.

"Parte dos problemas do ator Downey Jr. tem a ver com suas frustrações pessoais e artísticas", diz Mike Figgis, que trabalhou com Robert em One Night Stand. Durante as filmagens de U. S. Marshalls, a urina do ator era testada de três em três horas. Além da companhia seguradora, um oficial de justiça tinha a incumbência de verificar se o ator havia consumido alguma droga. A situação era deprimente, mas o próprio ator admitiu que só assim conseguiu levar o filme adiante.

Quanto a sua recuperação das drogas, ele comenta: "Tenho sorte em estar vivo. Sobre suas realizações, diz que as maiores são seu casamento com Deborah Falconer e seu filho. "É uma grande façanha ter fecundado um óvulo, enquanto eu mesmo estou me desintegrando", afirma.
Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV.
(Wonder Boys - 2000)
(Black and White - 1999)
(Bowfinger - 1999)
(Friends & Lovers - 1999)
(In Dreams -1999)
U.S. Marshals - Os Federais (U.S. Marshals - 1998)
(Gingerbread Man, The - 1998)
(Hugo Pool - 1997)
(Two Girls and a Guy - 1997)
Por Uma Noite Apenas (One Night Stand - 1997)
(Danger Zone - 1996)
O Outro Lado da Nobreza (Restoration - 1995)
Feriados em Família (Home for the Holidays - 1995)
Ricardo III (Richard III - 1995)
(Mr. Willowby's Christmas Tree - 1995 - TV)
Só Você (Only You - 1994)
Assassinos por Natureza (Natural Born Killers - 1994)
(Century of Cinema, A - 1994)
Uma Aposta Muito Louca (Hail Caesar - 1994)
Short Cuts - Cenas da Vida (Short Cuts - 1993)
Morrendo e Aprendendo (Heart and Souls - 1993)
(Last Party, The - 1993)
(Luck, Trust & Ketchup: Robert Altman In Carver Country - 1993)
Chaplin (Chaplin - 1992)
Os Loucos Casais da Califórnia (Too Much Sun - 1991)
Segredos de uma Novela (Soapdish - 1991)
Air America - Loucos pelo Perigo (Air America - 1990)
O Céu Se Enganou (Chances Are - 1989)
(That's Adequate - 1989)
Justiça Corrupta (True Believer - 1989)
1969 - O Ano Que Mudou Nossas Vidas (1969 - 1988)
Johnny Bom de Transa (Johnny Be Good - 1988)
Corpo de Aluguel (Rented Lips - 1988)
(Dear America: Letters Home from Vietnam – 1987 – TV - Voz)
Abaixo de Zero (Less Than Zero - 1987)
O Rei da Paquera (Pick-up Artist, The - 1987)
(America - 1986)
De Volta às Aulas (Back to School - 1986)
Tuff Turf - O Rebelde (Tuff Turf - 1985)
("Mussolini: The Untold Story" - 1985 – Mini Série TV)
Mulher Nota 1000 (Weird Science - 1985)
("Saturday Night Live" - 1975 – Série TV)
Quando Se Perde a Ilusão (Firstborn - 1984)
(Baby, It's You - 1983)
Rebeldes da Academia (Up the Academy - 1980)
(Greaser's Palace - 1972)
Pound (Pound - 1970)

Alguns Títulos em Português estão sendo